Publicidade
Adan D’Agostini
O dom de eternizar momentos
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 15 de setembro de 2023 às 11:27h
Atualizado em: sexta, 15 de setembro de 2023 às 11:29h

Quando Adan D’Agostini entendeu que a fotografia não era o motivo, mas sim a ferramenta para o meu propósito, tudo na vida dele mudou. Já são muitos anos de experiência na área, muitas qualificações e cinco anos vivendo exclusivamente do seu dom de eternizar momentos.
– De fato eu comecei na fotografia como auxiliar em eventos para ajudar uma amiga quando precisava. Aos poucos fui usando a câmera, brincando e tendo intimidade com ela. Quando vi, minhas fotos estavam sendo usadas em quadros e capas de álbuns. Foi aí que eu comecei a dar mais atenção a esse mundo. Entre 2015 e 2016, eu já me apresentava como fotógrafo freelancer, mas me tornei fotógrafo profissional em 2018 e fotógrafo autoral em 2021, quando tive uma grande oportunidade de ter o meu próprio estúdio aqui em Ametista do Sul. Com muito incentivo da Simone Di Domênico (pessoa que desde aquela época já era uma grande amiga e colega) e muita coragem me joguei de cabeça e assumi o estúdio. Vim sem ter nem o valor de entrada para dar, mas que em poucos dias ele veio e eu o paguei. Lembro-me de fazer a transferência bancária e após isso olhar para o saldo da conta e ter apenas R$ 0,34. Era dar certo ou dar certo, e graças a Deus deu muito certo – relembra Adan, que hoje, aos 28 anos, é reconhecido em toda a região e em outras partes do Estado, pelo seu talento e olhar diferenciado em cada trabalho que faz.

Publicidade

Cada vez mais e melhor
Adan conta que já estava cursando a faculdade de Ciências Biológicas, em Frederico Westphalen, quando começou a ser “atraído” pela fotografia. Foi aí então que ele tomou a decisão de trancar o curso para ir atrás do que de fato importava e fazia os seus olhos brilharem. “Era um passo que eu precisava dar para ter um início. Gosto de dizer que ‘a fotografia é um instante da vida capturado para a eternidade’, uma frase da Georgeana Alves, então é maravilhoso saber que hoje fotografamos para reviver o momento. Quando olho para uma fotografia, me envolvo com sentimentos e emoções. Conhecer pessoas, saber sua história e poder contá-la por meio do meu trabalho é algo maravilhoso. E foi exatamente isso que me encantou na fotografia, que fez eu tomar aquela decisão. O medo de não dar certo era imenso, mas se eu não tentasse, eu não saberia. Hoje, estou aqui, colhendo os frutos do meu trabalho”, frisa. 
Ainda, segundo Adan, ele sempre busca a perfeição em cada trabalho que faz, e isso tem sido uma motivação. “Sempre me cobrei muito para entregar cada vez mais e melhor. Quando não estou trabalhando, estou estudando. Respiro fotografia o tempo todo. Assim como inúmeros cursos de fotografia, gestão, marketing e todas as demais aulas que faço, também costumo prestar atenção nas luzes e sombras dispostas durante os dias na natureza, construções, cenas de filmes e tudo que atrai os meus olhos. Acredito que indiferente do que a gente faça, sempre podemos fazer melhor”, complementa.

Estilo Adan
A trajetória de Adan mostra que ele é desses profissionais que não gosta de se prender a um estilo único, tem suas inspirações e formas de expressão. “Trabalho com ensaios em estúdio e externo. Atualmente, as fotos em estúdio são as mais procuradas. Também trabalho em eventos como casamento, festas de aniversário e formaturas. Posso dizer que somos em dois profissionais. A Caroline Mocelin me ajuda integralmente nos ensaios e eventos, e além de tudo acabou se tornando a minha maquiadora para os ensaios. Ela me ajuda na organização do estúdio, na elaboração dos ensaios e na correria. Também devo dizer que ela é minha companheira de vida. Temos todo o cuidado para sempre fotografarmos as pessoas como elas são. Gosto de realçar as pessoas naturalmente. Não criamos histórias, apenas contamos. Se durante um ensaio sentimos que o cliente não está à vontade, eu baixo a câmera, a gente senta, comemos algo e jogamos conversa fora. Preciso que meu cliente esteja bem tranquilo. Acredito que essa seria a receita do ‘estilo Adan’”, finaliza @adan.dagostini.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU