Publicidade
Saúde
A yogaterapia pode mudar a sua vida!
Cada vez mais procurada, a terapia vem chamando a atenção até mesmo fora do Brasil
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sábado, 10 de julho de 2021 às 10:31h
Atualizado em: segunda, 12 de julho de 2021 às 10:36h

Muito além do que uma simples atividade física, a yogaterapia é uma terapia alternativa, procurada para tratamento e prevenção de diversas doenças. O processo, na realidade, é complementar ao que vem sendo feito pelos médicos, contribuindo para que o corpo aprenda a reagir na luta contra tudo o que o afeta negativamente e que causa o seu desiquilíbrio.
Segundo a yogaterapeuta Maristela Mantovani, é uma terapia com base nos fundamentos do Hatha Yoga, uma prática milenar de yoga e da filosofia Ayurvédica. Cada vez mais procurada, a terapia vem chamando a atenção até mesmo fora do Brasil, e, na última semana, Maristela concedeu entrevista durante uma live com a psicóloga Soraya Rodrigues de Aragão, que reside em Veneza, na Itália. Confira!

Publicidade

- Como são as sessões de yogaterapia?
Maristela Mantovani – Elas são realizadas de forma individual, atendendo as necessidades e particularidades de cada paciente. Em um primeiro momento, é realizada uma entrevista com base em uma ficha técnica para conhecer melhor o paciente. Para uma definição mais precisa das práticas respiratórias a serem aplicadas, posturas do yoga, técnicas de relaxamento e meditações a serem trabalhadas, utiliza-se como subsídio o Ayurvêda – uma antiga ciência curativa da Índia Antiga. O Ayurvêda se originou de uma prática de yoga primordial e defende a necessidade de uma visão holística do ser humano para o alcance da saúde e bem-estar. 

- Aspectos mentais, emocionais e físicos são fatores determinantes da saúde, mas também, das doenças?
Maristela – Isto significa que o equilíbrio entre estes aspectos é gerador de saúde e o desequilíbrio seria a causa das doenças. Portanto, a importância desse diagnóstico consiste em colocar em evidência a constituição Ayurvédica do paciente, conhecido como Dosha, ou seja, quem é realmente esse paciente no nível psicofísico. Os Doshas são compostos por cinco elementos, que são a terra, água, fogo, ar e éter. Segundo a Ayurvêda, toda pessoa é composta por uma combinação desses elementos. Dois elementos combinados são iguais a um dosha. Portanto, Terra + Água = Kapha, Água + Fogo = Pitta, Ar + Éter = Vata.

- Quando surgiu a yogaterapia?
Maristela – A yogaterapia surgiu da união entre o yoga clássico e a medicina moderna. Um dos pioneiros dessa prática foi Swani Kuvalayananda, que por meio do seu trabalho, no ano de 1920, consolidou o nome yogaterapia como um recurso terapêutico. Mas, foi somente em 1970, que passou a ser difundida. Graças ao trabalho do doutor Bernard Auriol, psiquiatra e psicoterapeuta francês com especialização e mestrados da consciência, integrou ao yoga, mais especificamente o Hatha Yoga, a psicanálise clássica. Mas, não demorou muito para chegar ao ocidente. Já na década de 80, despertou o interesse de Dean Ornish, que na época estava implantando um programa de estilo de vida que contemplasse a redução de doenças cardíacas. Nesse programa estavam inseridas práticas de yogaterapia. Aproximadamente 10 anos depois chegou ao Brasil um dos precursores mais conhecidos desta terapia, que foi o professor Hermógenes. Desde então, a passos ainda lentos, vem ganhando espaço e reconhecimento.

- Em quais casos a yogaterapia pode ser utilizada?

Maristela – A yogaterapia tem se mostrado muito bem estruturada na contribuição do tratamento de ansiedade, estresse e depressão. Mas, também, é eficaz no combate às dores musculares, problemas respiratórios e dores físicas em geral. Os benefícios potenciais têm sido evidentes na diminuição dos níveis de estresse, ansiedade e depressão. Com certeza, é um aliado para combater a insônia, melhorar a capacidade de atenção e concentração, aprimorar a capacidade respiratória, elevar a autoestima, conquistar e manter uma boa saúde, e é uma oportunidade maravilhosa para acessar o autoconhecimento e com isso despertar a paz interior. 

- Em quais modalidades pode ser feita a yogaterapia? 
Maristela – As sessões podem ser realizadas na modalidade presencial ou via on-line. Diante da atual conjuntura que estamos vivendo, o atendimento virtual tem se mostrado muito necessário e eficaz. As restrições impostas pela pandemia fazem com que as pessoas fiquem mais restritas as suas casas, assim, as sessões on-line são uma possibilidade maravilhosa para que consigam se cuidar e cuidar do seu bem-estar, sem precisarem se expor a riscos desnecessários.

Colaborou
Maristela Mantovani
Yogaterapeuta, registrada na Aliança do Yoga do Brasil e na Fundation Alliance Yoga Internacional dos EUA


 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU