Publicidade
Destaque estadual
Vencedores do Agro: frederiquense está entre os premiados com o troféu Três Porteiras
Ana Paula Ferigollo recebeu premiação durante a Expointer
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 31 de agosto de 2023 às 17:30h
Atualizado em: quinta, 31 de agosto de 2023 às 22:16h

Aconteceu durante a programação da Expointer, na quarta-feira, 30 de agosto, em Esteio, a cerimônia de entrega dos cinco troféus dos Vencedores do Agronegócio. O prêmio é dividido nas categorias Antes da Porteira, voltado à área de insumos necessários para suprir as necessidades do campo; Dentro da Porteira, para a área de produção e geração de valor da propriedade rural; Depois da Porteira, englobando as áreas de armazenamento, distribuição e serviços associados ao agronegócio; ESG destinado às práticas ambientais, sociais e de governança; e Elas no Agro, que destaca a liderança feminina pelo relevante trabalho no setor, da qual a frederiquense Ana Paula Ferigollo foi a vencedora, com o case “Criação de bezerras: a importância de uma recria eficiente para o futuro da propriedade”.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, abriu a cerimônia de entrega dos troféus falando sobre o reconhecimento da entidade àqueles que produzem grande parte da riqueza gaúcha por meio do agronegócio. “Como é bom vermos o trabalho, as ações e as inovações provenientes de todas as regiões que contribuem para a geração de emprego e renda em todo o Rio Grande do Sul”, acrescentou.
Ele afirmou, ainda, que os premiados compartilham algo que tem feito a grande diferença para o agronegócio gaúcho: a inovação. Destacou que é possível construir soluções inovadoras com cooperação e união, que permitem, inclusive, superar obstáculos da burocracia estatal e também construir ecossistemas de desenvolvimento para toda uma região. 
Ana Paula é médica-veterinária há oito anos, sempre alimentou o sonho de ter uma propriedade, de viver dela, mas os pais viviam em uma área pequena e eram suinocultores. Iniciou prestando assistência nas propriedades leiteiras e percebeu a necessidade de aprimorar a recria das bezerras. Por meio do Centro de Recria de Novilhas, em 2018, terceirizou a recria da fazenda para um local com dieta equilibrada e um ambiente confortável para o crescimento das bezerras. Depois de crescidas, elas retornam capazes de manifestar todo o potencial genético e demonstram o impacto da recria na produção futura de leite. Firmou parcerias com empresas na formulação das dietas e mostrou a importância de uma criação eficiente para levar melhorias para dentro das fazendas. Durante o processo de recria, as bezerras são identificadas com brincos e os produtores acompanham o desenvolvimento e podem comprovar, por meio da produção de leite, a criação mais eficiente.

Publicidade

Vencedores 
Antes da Porteira: Racks Tecnologia Agrícola, de São Leopoldo, com o case “Sensoriamento remoto da umidade do solo para manejo da irrigação”.
Dentro da Porteira: Cervejaria Salva, de Bom Retiro do Sul, com o case “Salva Hops – Cultivo e Lúpulo Gaúcho”.
Depois da Porteira: Pilecco Nobre Alimentos Ltda, de Alegrete, com o case “Inovação Tecnológica na Produção de Arroz”.
ESG: Granja Santo Antônio, de Encantado, com o case “Suinocultura responsável pelo bem-estar animal e meio ambiente”.
Elas no Agro: Ana Paula Ferigollo, de FW, com o case “Criação de bezerras: a importância de uma recria eficiente para o futuro da propriedade”.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU