Publicidade
Eleane Ana Piaia Zanatta
“O trabalho voluntário nos torna pessoas melhores”
Por: Susi Cristo
Publicado em: sábado, 26 de agosto de 2023 às 10:33h
Atualizado em: quarta, 30 de agosto de 2023 às 10:39h

O trabalho voluntário desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, de diversas maneiras. Poder ajudar quem precisa, seja por meio de doações de tempo, habilidades ou recursos, traz uma sensação de realização, além disso, ajuda a expandir a perspectiva de mundo, promove a empatia e eleva o nosso crescimento pessoal.
Ao se voluntariar, as nossas ações contribuem para o desenvolvimento e a melhoria da comunidade em que vivemos. E assim tem sido em Rodeio Bonito, onde a Eleane Ana Piaia Zanatta desenvolve um lindo trabalho na Liga Rodeiense de Combate ao Câncer, ao lado das demais voluntárias e como presidente da entidade.
– Faço parte da Liga desde 2021. Assumi como presidente agora em 2023, e permanecerei por dois anos. Participar desse trabalho voluntário proporciona um sentido de propósito, de realização pessoal. É uma experiência gratificante que beneficia tanto os voluntários quanto as pessoas que são ajudadas. Quando fui convidada para fazer parte da Liga, não imaginava que iria me apaixonar pela causa. É muito gratificante saber que nossa ajuda é tão importante no tratamento das pacientes. Muitas vezes, nas visitas, pensamos em dar forças a elas, mas nós quem saímos fortalecidas. Sem dúvidas, o trabalho voluntário nos torna pessoas melhores – comenta Eleane.

Publicidade

A presidente
Eleane Ana Piaia Zanatta é natural da cidade de Palmitinho, mas reside em Rodeio Bonito há 25 anos. É formada em Química (licenciatura) e quase foi professora, mas ingressou no Banrisul, onde trabalhou por 32 anos e, segundo ela, realizou-se profissionalmente.
Aposentada há dois anos, hoje Eleane dá continuidade ao seu trabalho voluntário na Liga Rodeiense de Combate ao Câncer e também na Pastoral da Pessoa Idosa de Rodeio Bonito, além de dedicar uma atenção especial aos filhos Ronaldo e Anamaria, e às netinhas Helena e Marília. “Eu gosto dessas atividades, desse envolvimento com a comunidade. Ser voluntária me proporciona dar sentido à vida e me sentir útil na aposentadoria. Dar amor, carinho, atenção e um pouco do nosso tempo a quem precisa nos faz crescer como seres humanos. Quando percebemos que o pouco que fazemos pode fazer a grande diferença na vida das pessoas, fica difícil abandonar a causa. Agradeço a comunidade rodeiense, à diretoria e voluntárias da Liga, pelo apoio e carinho de sempre, pois quando juntamos nossas forças, o sucesso vem e nos faz seguir em frente”, complementa.

A entidade 
A Liga Rodeiense de Combate ao Câncer foi criada no município de Rodeio Bonito no ano de 2017, e tem como objetivo auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde no tratamento das pacientes oncológicas, com visitas, terapias integrativas (acupuntura, reiki, atendimento psicológico, entre outros), onde acompanham em torno de 40 pacientes. Segundo Eleane, muitas ações são desenvolvidas para angariar fundos à entidade e prestar auxílio às pacientes.
– Participamos também com ajuda de custos, que algumas pacientes necessitam para se manterem nas viagens para tratamento. Além da diretoria, contamos com mais de 70 voluntárias, que estão sempre prontas a colaborar quando solicitadas. A Liga se mantém de doações de pessoas físicas e empresas, venda de camisetas e sombrinhas, e o tradicional ‘Chá da Liga’, que ocorre em outubro. Neste ano, começamos o ‘Bazar da Liga’, onde comercializamos roupas e calçados doados pelo comércio local. Contamos também com o apoio do Poder Público Municipal. Ainda, desde o ano de 2022, está sendo desenvolvido o projeto Terapias Integrativas, por meio do Fundo de Desenvolvimento Regional, doado pela Sicredi Conexão, onde todo o valor recebido é aplicado integralmente em ações que visam o bem-estar físico e mental das pacientes. Aproveito também para convidar mais voluntárias que queiram se juntar a nossa causa, de alguma forma. Toda a ajuda é sempre bem-vinda”, finaliza. 

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU