Publicidade
Inovação
Tecnologia agiliza processos e gera economia no campo
ADS Agridrones Solutions, de Frederico Westphalen, é a maior distribuidora de drones de pulverização da América Latina
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 29 de agosto de 2023 às 11:33h
Atualizado em: terça, 29 de agosto de 2023 às 17:27h

A presença da tecnologia já é uma realidade no campo, e com ela os processos são mais rápidos, geram mais economia e auxiliam na redução de mão-de-obra das propriedades. Hoje, o mais moderno no mercado de pulverização são os drones agrícolas, e estes equipamentos já são acessíveis aos pequenos, médios e grandes produtores da região e de todo o país. Mas por que investir na troca de um maquinário convencional pelo drone de pulverização?  

Publicidade


O que são drones de pulverização? 
Os drones são aeronaves remotamente pilotadas (ARPs) que realizam todos os processos de pulverização e dispersão de sólidos, ou seja, é uma inovação do agronegócio que possibilita ao produtor distribuir em suas plantações os defensivos químicos, sementes, adubos e demais misturas. O dispositivo conta com um tanque para produtos líquidos, para pulverização, e ao trocar o tanque é possível contar com a dispersão de sólidos.  
O que difere o drone de pulverização dos demais equipamentos convencionais, como tratores, espalhadores agrícolas, pulverizadores manuais, é a redução significativa do amassamento da planta, o que nos meios convencionais a perda de produtividade é consideravelmente maior. 
Além disso, o valor agregado e o custo-benefício na aquisição de um drone de pulverização são muito maiores se comparado a um autopropelido, por exemplo. Outros benefícios da ARP é a possibilidade de aplicação em culturas de diferentes portes, a aplicação diurna e noturna, operação em solos úmidos. O dispositivo apresenta também um leque de produção vasto, podendo ser utilizado tanto em uma aplicação em pequenos módulos rurais quanto em grandes módulos, e ainda com maior segurança na aplicação, tendo um menor risco de acidentes envolvendo pessoas. O drone de pulverização tem a capacidade de dispersar sólidos de 0,5 a 5 gramas. 

Um equipamento democrático e multiuso 
Os drones também são equipamentos dinâmicos e de multitarefa, ou seja, podem ser utilizados em diferentes culturas e segmentos como na agricultura, pecuária com áreas de pastagem e cobertura, piscicultura, hortifruti, fumo, entre outras. Ainda, o drone de pulverização é um equipamento democrático, que pode ser utilizado tanto pelo pequeno e médio produtor quanto em grandes áreas.  

Pela primeira vez, o pequeno produtor pode colher 100% de sua produção 
Com o investimento no drone de pulverização o produtor (em especial, os agricultores de pequenos módulos rurais) tem uma vantagem muito maior em relação aos demais equipamentos, como por exemplo em comparação a um avião agrícola. O avião necessita de diversos requisitos que a atividade com o drone não necessita, como a presença de uma pista de pouso próxima, logística com muito mais gastos, legislação, entre outros.

Manutenção 
Diferente dos maquinários pesados, como tratores, autopropelidos, entre outros, o drone necessita de uma manutenção com mais atenção para que sua vida útil e bons resultados sejam mantidos. Todas as concessionárias da ADS contam com especialistas em manutenção dos dispositivos, disponibilizando ao cliente produtor todos os processos, desde a venda até a manutenção pós-venda. Além disso, a concessionária sediada em Frederico Westphalen, assim como as demais da empresa são autorizadas pela empresa DJI para o desenvolvimento das atividades. 

Sobre a ADS 
Com dois anos de mercado nacional, a ADS Agridrones Solutions foi fundada e está localizada em Frederico Westphalen e vem contribuindo no desenvolvimento tecnológico da agricultura regional e conta com revenda autorizada em todas as regiões do Brasil. A empresa é licenciada junto a multinacional chinesa e fabricante de drones mundialmente conhecida, DJI, e disponibiliza todo o processo de venda, manutenção preventiva e suporte pós-venda. Todos os profissionais que trabalham junto a ADS são instrutores técnicos certificados que garantem a segurança e o bom desenvolvimento das atividades com os drones de pulverização. 

DJI Academy Brasil 
Além da venda e prestação de serviços, a ADS conta com um segmento de instrução e formação de pilotos de drones de pulverização, a DJI Academy Brasil. A academia já formou mais de 700 pilotos em todo o Brasil, sendo a maior escola de drones agrícolas do país. 

Um novo segmento de prestação de serviços 
Além dos diversos benefícios ao produtor rural, a evolução no campo, com drones de pulverização, possibilita que o setor conte com novos profissionais, proporcionando a criação de novas ocupações por meio da prestação de serviços. Hoje com a formação de pilotos realizada pela DJI Academy, por exemplo, se abre um novo espaço para jovens e adultos no mercado de trabalho do agronegócio, gerando renda e crescimento por meio deste novo segmento. 
Um exemplo de novas oportunidades disponibilizadas pelo crescimento do setor de prestação de serviço é o profissional Lucas Pezzini Gorgen, sócio-proprietário da empresa Agripulverize, de Frederico Westphalen. “Início do ano fizemos a aquisição de T40 com a ADS. Hoje temos mais de mil hectares aplicados, com a liquidez das vantagens da pulverização agrícola via drone” destaca Gorgen. 



Modelos de drones comercializados pela ADS 

T10 – O menor drone de pulverização da ADS Agridrones Solutions conta com capacidade máxima de 10 litros de líquido por hectare. O drone pode possibilitar ao produtor um rendimento operacional de até 5,5 hectares por hora, dependendo o relevo de aplicação. O equipamento, com a troca do tanque, pode ainda contar com uma capacidade de dispersão de sólidos de 10 kg. 



T20P – Novidade no mercado brasileiro, o T20P foi lançado no Brasil durante a Agrishow 2023, maior feira de agronegócio da América Latina e conta com uma capacidade de 20 litros, podendo fazer por hora até 12 hectares. A capacidade de dispersão de sólidos do drone, com a troca do tanque, é de 25 kg. 

T40 – Hoje o maior equipamento disponível no Brasil e comercializado pela ADS é o T40, com capacidade de 40 litros para pulverização e 50 kg para dispersão de sólidos com a troca do tanque. O drone tem a possibilidade de fazer até 3,5 hectares por voo e até 21,3 hectares por hora. 

Um equipamento mais sustentável 
Um dos caminhos de evolução da produção agrícola para os próximos anos preza pela sustentabilidade no campo. Com o drone de pulverização alguns processos geram mais sustentabilidade. Em comparação com um trator de pulverização convencional, o uso de água é reduzido. O drone de pulverização, em comparação com o trator tem uma redução de uso de água de cerca de 90%. Em um trator é utilizado em média 100 litros d’água por hectare, o que no drone é utilizado 10 litros. Ainda, o uso do drone de pulverização gera uma redução do consumo de combustíveis fósseis, já que o equipamento é alimentado por baterias, sendo possível carregar em basicamente qualquer fonte de energia monofásica ou trifásica. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU