Publicidade
“Nada sobre nós, sem nós”
Segunda Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é aberta
Programação segue até a segunda-feira, 1º de setembro, com painéis, visitas ao comércio, cinema inclusivo e exposição de artes
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 29 de agosto de 2023 às 09:25h
Atualizado em: terça, 29 de agosto de 2023 às 09:28h

Foi aberta oficialmente na manhã da segunda-feira, 28, a Segunda Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura ocorreu no Plenário Hilário Piovesan e também foi transmitida de forma on-line pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen.

Publicidade

A solenidade também contou com a presença de pessoas com deficiência do município, que tiveram espaço de fala e representatividade, fortalecendo a ideia sempre discutida nas reuniões de planejamento da Semana Municipal: “Nada sobre nós, sem nós”.

– As pessoas com deficiência precisam ser respeitadas. Se as leis fossem cumpridas nós não precisaríamos ficar batendo na mesma tecla, todos os dias, dizendo que precisamos igualdade, de acessibilidade, de estudo, de um carro adaptado para a Saúde, para irmos em uma consulta especializada. Como nós temos que lutar e, às vezes, com nós mesmos, pois também temos que ir até a comunidade e não só a comunidade até nós. Esperamos que a partir desta Semana Municipal seja feito um documento, que dentro do ano possamos estabelecer algumas metas que precisam ser executadas e não ficar só no papel, como no ano passado – comentou Ana Grassi, uma das representantes das PcD de FW.

Além da abertura, a segunda-feira, 28, ainda foi marcada por visitas ao comércio, com representantes da Associação Empresarial de FW (AEFW), UniRitter e Câmara de Vereadores. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre a acessibilidade nas empresas do município, buscando uma conscientização dos empresários acerca da importância de um comércio mais inclusivo, tanto na parte física como na questão atitudinal. À noite, ainda ocorreu o primeiro painel da programação, com um debate com profissionais da saúde. A temática foi Saúde e inclusão: conquistas e desafios.
As atividades da Segunda Semana Municipal da Pessoa com Deficiência continuam até a sexta-feira, 1º de setembro, com transmissões dos debates ao vivo, pela página da Câmara no Facebook.

Programação  
29 de agosto – terça-feira

10 horas – visita ao comércio
14 horas – visita ao comércio
19 horas – Sessão Ordinária com depoimento de pessoas com deficiência
- Ana Grassi
- Guilherme Antônio de Oliveira
- Luana Keny
 
30 de agosto – quarta-feira
10 horas – Visita ao comércio
14 horas – Visita ao comércio
19 horas – Educação: conhecer para incluir
 
31 de agosto – quinta-feira
10 horas – Visita ao comércio
14 horas – Visita ao comércio
19 horas – A visão da Medicina sobre as deficiências ocultas
 
1º de setembro – sexta-feira
10 horas – Visita ao comércio
14 horas – Cinema Inclusivo na APAE
19 horas – Família: a inclusão construída a muitas mãos e vozes

*Todos os dias haverá a exposição de arte “Amor à vida”, da artista plástica, Valéria Pinheiro.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Câmara de Vereadores de FW.
Fotos
Vitrine do AU