Publicidade
Ensino
Professoras da UFSM-FW oferecem aulas preparatórias gratuitas para a 2ª fase da OBMEP
As docentes Mariza de Camargo e Patricia Fortes promovem aulas de matemática para alunos da educação básica da região
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 28 de agosto de 2023 às 16:29h
Atualizado em: segunda, 28 de agosto de 2023 às 16:32h

Professoras do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM-FW), oferecem semanalmente aulas de matemática para estudantes do ensino fundamental de Frederico Westphalen, Seberi e Taquaruçu do Sul. Com uma dinâmica interativa e descomplicada, as professoras Mariza De Camargo e Patricia Rodrigues Fortes, oferecem dicas e técnicas para os alunos que vão participar da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Publicidade

O projeto foi trazido pelas professoras com o objetivo de incentivar o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas, buscando as premiações que incluem Medalhas e Bolsas de Iniciação Científica Jr. As aulas acontecem no campus da UFSM-FW, toda sexta-feira no período vespertino, promovendo, dessa forma, uma interação entre os alunos da educação básica com o ambiente universitário. O transporte dos estudantes é feito em colaboração com as prefeituras dos municípios.

O projeto de extensão, denominado “Ampliando Caminhos do Conhecimento pela OBMEP”, também contribui para o progresso das habilidades matemáticas dos mais de 80 estudantes que participam das atividades. Os tópicos discutidos nas aulas do projeto incluem adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros, fracionários e decimais, expressões algébricas simples, resolução de equações de primeiro grau, conceitos básicos de formas geométricas, perímetro, área, volume, simetria, divisibilidade, múltiplos, divisores e números primos.

Na segunda fase da olimpíada, os alunos precisam analisar informações, dados e problemas, com o intuito de identificar relações e tirar conclusões fundamentadas. Assim, o projeto busca preparar esses estudantes para exercitar o raciocínio lógico, a comunicação de ideias e a objetividade nas questões dissertativas. Essas ações em preparação para as questões da segunda fase da OBMEP, além de melhorar o ensino de Matemática nas escolas da região, são fundamentais para que os alunos alcancem um desempenho satisfatório e fortaleça mais ainda sua participação nas olimpíadas. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da UFSM-FW.
Fotos
Vitrine do AU