Publicidade
Brigada Militar
Iraí e Vicente Dutra são atendidos por patrulha intermunicipal
Medida é adotada para garantir as ações de segurança nas duas localidades
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 28 de agosto de 2023 às 15:52h
Atualizado em: segunda, 28 de agosto de 2023 às 15:54h

O déficit de efetivos no setor de segurança pública no país, em todas as forças é histórico. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022 e publicado pelo Fórum de Segurança Pública, a média do Brasil é de um policial militar para cada 511 habitantes, ou seja, 406.384 servidores para uma população de 208 milhões de pessoas. 

Publicidade

Entretanto, a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é que haja um policial para cada 250 cidadãos. Já a média gaúcha está aquém da nacional, com um policial militar para cada 635 moradores do Estado. Por isso, a Brigada Militar não consegue manter em todos os municípios do RS, unidades em funcionamento 24 horas por dia.

Na região do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), que abrange 15 municípios, atualmente, Iraí e Vicente Dutra são atendidos por uma Patrulha Intermunicipal (Patrim), pois não há efetivo suficiente para manter as unidades com policiamento 24 horas, nas duas cidades, todos os dias da semana.

O comandante do Pelotão da Brigada Militar de Iraí, que compreende também Vicente Dutra, primeiro-tenente Clair André Davilla, explica que a carga horária máxima a ser cumprida por cada policial militar é de 40 horas semanais mais uma cota de horas extras disponibilizada para os pelotões. Levando também em consideração eventuais indisponibilidades dos militares, como afastamento por motivo de saúde, férias ou luto, não é possível manter ambas as unidades em funcionamento com policiais 24 horas todos os dias. 

– Sempre temos uma guarnição pronta para atendimento de ocorrências, e contamos, há quase um ano, com o apoio de uma equipe do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BPChq), de Uruguaiana, que atua na Operação Agro- Hórus – destaca o comandante do pelotão.

Ocorrência em Iraí foi atendida

No último sábado, 19, em virtude de uma ocorrência da Lei Maria da Penha, registrada no município de Iraí, moradores alegaram tentar entrar em contato com a BM sem sucesso, o que gerou comentários nas redes sociais. Sobre o assunto, o primeiro-tenente André salienta que a guarnição do pelotão estava de serviço em Vicente Dutra, porém, ao receber a comunicação via WhatsApp sobre o caso, a equipe do 6º BPChq, que estava no município, chegou no local da ocorrência para o atendimento em cinco minutos.

Como acionar a BM nestes municípios

Para que a comunidade destes dois municípios seja atendida mais rapidamente, a orientação é para ligar na Sala de Operações do 37º BPM, no telefone (55) 3744.3744, no WhatsApp (55) 9.9996.3652 ou ainda no 190.

Câmara já solicitou mais efetivo

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Iraí, Paulo Martins, a carência de efetivo no setor de segurança no município e na região é uma preocupação antiga para o Legislativo. O vereador também salientou que já foram realizadas solicitações ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança, para suprir a demanda, inclusive, com audiências realizadas nos meses de fevereiro e maio deste ano. Nos próximos dias, nova reunião em Porto Alegre deverá ocorrer para tratar do assunto.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU