Publicidade
Garimpos
Secretário estadual Gilmar Sossella realiza audiência virtual como o MPT
Objetivo é garantir a agilidade para retomada do trabalho assim que as adequações forem realizadas
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 09 de agosto de 2023 às 13:49h
Atualizado em: quarta, 09 de agosto de 2023 às 13:55h

Uma audiência virtual entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi realizada nesta terça-feira, 8, em busca de soluções que permitam retomar o funcionamento dos garimpos em Ametista do Sul. 

Publicidade

Conforme o titular da pasta, Gilmar Sossella, responsável pela solicitação juntamente com o deputado estadual Eduardo Loureiro, o objetivo é garantir a agilidade no levantamento da interdição após todas as adequações legais. Um comitê gestor para propor medidas emergenciais de auxílio aos trabalhadores afetados pela paralisação de atividades já foi solicitado ao governo do Estado, em nome da STDP.

Participaram do diálogo, além do secretário Sossella, o procurador do MPT de Passo Fundo, Antonio Bernardo dos Santos Pereira, o presidente da Famurs, Luciano Orsi; o prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski; o presidente da Coogamai, Ico Zatti e equipe técnica e jurídica; o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi.

– Além do relato das ações que já foram tomadas junto ao Crea/RS, Fepam e Exército ficou claro que é necessário finalizar a construção da estrutura da Coogamai para a fabricação e armazenamento da pólvora negra, bem como a realização de cursos para o manuseio do material e adoção de EPIs visando que o trabalho possa ser retomado. Os apontamentos quanto às adequações vêm sendo realizados desde 2016 e precisam ser cumpridos. A interdição não deverá ser levantada sem isso –, explicou Sossella. 

A secretaria de trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado através do secretário Gilmar Sossela, informa que será parceira em ações de orientação e qualificação dos trabalhadores do setor dos garimpos.

Auxílio aos garimpeiros

Uma mobilização junto a alguns poderes legislativos da região está levantando o nome e documentação de garimpeiros e familiares, para que os trabalhadores recebam auxílio. Proprietários de garimpos de Ametista do Sul e Frederico Westphalen devem comparecer, o quanto antes, na Câmara de Vereadores de Ametista do Sul. Em Planalto, o local é a Secretaria de Agricultura. Já os proprietários de garimpos nos municípios de Rodeio Bonito, Cristal do Sul e Trindade do Sul precisam entrar em contato com Elifer Capra, pelo contato (55) 9.9933.2267.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da assessoria da STDP
Vitrine do AU