Publicidade
Andrize Carla Poncio de Aguiar
“Busco sempre o melhor no que me disponho a fazer”
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 21 de julho de 2023 às 17:19h
Atualizado em: sexta, 21 de julho de 2023 às 17:26h

Cuidar da casa, dos filhos, do esposo e achar um tempo para o lazer. Sem dúvidas, hoje em dia, as mulheres estão superatarefadas e precisam “se desdobrar” par dar conta de tanta coisa. A frederiquense Andrize Carla Poncio de Aguiar é uma dessas personagens da vida real, que entra para o rol daquelas mulheres que se doam no lado profissional, pensando sempre no bem-estar dos demais, e, é claro, nunca esquecendo da família.
O engajamento de Andrize com as causas humanas é tanta, que em junho deste ano de 2023 ela assumiu mais um desafio – o cargo de secretária de Saúde de Frederico Westphalen. “Para mim, assumir essa função foi um desafio, pois minha experiência profissional sempre foi na área hospitalar, sempre tive minha trajetória profissional voltada a atender as pessoas com um atendimento humanizado e, conforme a necessidade do usuário, de forma resolutiva. Me oportunizei a vivenciar uma experiência diferenciada para trabalhar para a população do município de Frederico Westphalen, almejando sempre o bem-estar das pessoas no processo de saúde e doença, tendo como objetivo a missão do gestor em saúde, que é conduzir o Sistema Único de Saúde (SUS), promover, planejar, organizar e controlar a execução das ações e dos serviços de saúde. Pois, em toda a minha vida, sempre fui assim, busco sempre o melhor no que me disponho a fazer”, frisa Andrize.

Publicidade

A nova secretária 
Andrize Carla Poncio de Aguiar tem 44 anos, é filha de Antonio e Salete, e casada com o tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior há 24 anos, com quem tem as filhas Júlia e Antonella. É graduada em Enfermagem pela URI/FW, pós-graduada em Terapia Intensiva e pós-graduada em Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação pós-anestésica e Centro de Material Esterilizado, pela Unijui. Antes de assumir a Secretaria de Saúde de FW, estava trabalhando no Hospital PIO XII, de Seberi, no ambulatório da URI/FW e também atuou no Hospital Divina Providência (HDP).

Protagonistas em todas as áreas
Secretárias de Saúde, médicas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, gestoras e diretoras compõem o protagonismo feminino em várias frentes. Apesar da diversidade nas atividades profissionais, existem características comuns entre elas, contribuindo para um perfil eficiente, acessível, humanizado e acolhedor, e essa ideia é compartilhada pela Andrize, que enfrenta muitos desafios na profissão, mas reconhece o espaço que as mulheres vêm conquistando.
– A inserção da mulher no mercado de trabalho vem se construindo no decorrer dos tempos, onde nós, mulheres, estamos à frente de cargos importantes na sociedade e precisando nos dividir entre várias outras funções do cotidiano. A conciliação entre as funções do trabalho e família é algo desafiador, onde muitas vezes abdicamos da convivência com familiar devido às responsabilidades no trabalho, e assim sucessivamente – destaca.

Família é a base
E por falar em família, Andrize diz que essa conciliação nem sempre é fácil, exige muito, mas ela tem o suporte necessário em casa para enfrentar qualquer adversidade. “Essa conciliação entre atividades profissionais e vivência familiar constitui um desafio, principalmente no que se refere ao acompanhamento das nossas filhas, pois temos dificuldades em acompanhá-las nas atividades e rotinas. Hoje, percebo que minhas filhas, uma com 19 e outra com 13 anos, são frutos do meu trabalho, de minha dedicação e da constituição familiar que temos, onde muitas vezes o apoio e caráter do pai sempre foi imprescindível para a formação delas. Sem dúvidas, a família é e sempre será a nossa base, o nosso pilar de sustentação. Meus pais sempre foram minha referência de simplicidade, honestidade e comprometimento. Minhas filhas, meu esposo, irmãos e familiares são pessoas que a cada dia, com certeza, me motivam a buscar alcançar meus objetivos. E assim sigo”, finaliza Andrize. 
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU