Publicidade
Paisagismo
Emater promove capacitação para extensionistas de bem-estar social
Curso, dividido em seis módulos, trabalha o tema com foco nas propriedades do interior e espaços públicos
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 21 de julho de 2023 às 08:30h
Atualizado em: sexta, 21 de julho de 2023 às 08:36h

A Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen realizou, no último dia 7, na casa da Emater, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, o terceiro módulo de uma capacitação sobre paisagismo, que visa a melhoria do entorno das propriedades rurais. O tema vem sendo trabalhado na região há alguns anos, combinado com o olhar para o turismo. Cerca de 30 profissionais estão participando da iniciativa.

Publicidade

– Temos que trabalhar intensamente a diversificação da propriedade rural, a geração de renda. Porém, percebemos que o cuidado com o aspecto exterior, ao redor das casas, nem sempre é prioridade. Na capacitação para as colegas na área do paisagismo, trazemos orientações e informações atualizadas – explica a assistente técnica regional da Regional de Frederico Westphalen da Emater/RS-Ascar, Dulcineia Haas Wommer.

O curso, dividido em seis módulos, faz parte do projeto Jardins do Norte Gaúcho, criado em 2019 e que, inclusive, é modelo para outras regionais da Emater no Estado. No conteúdo estão temas como saneamento básico, tendências de paisagismo, estilos de jardim, solos, adubação, manejo, entre outros. “Também estamos usando a homeopatia em vegetais. Aí entra a questão da saudabilidade do local”, completa Dulcineia. 

Nesse foco, além do curso para o público interno, a regional já vem desenvolvendo capacitações nos municípios, aberta para outros públicos. Trata-se de um curso de 40 horas, voltado para agricultores e até funcionários das prefeituras da região, que cuidam do paisagismo urbano. “Precisamos pensar a nossa região de forma diferente, não adianta irmos para outra região e achar tudo bonito e voltar e não fazer o tema de casa”, acrescenta.

Ao final do curso, um espaço público, seja um local em frente à prefeitura do município, um trevo, entre outros pontos, são revitalizados, recebendo a parte prática da capacitação.  Outro aspecto importante é que nos cursos que vêm sendo realizados, os instrutores abordam a introdução de plantas perenes e da região, o que não exige tanta manutenção ou troca de espécies a cada estação, diminuindo custos.

– Estamos trabalhando na qualificação do nosso quadro técnico para atuar com mais intensidade essa questão do paisagismo, sempre aliado à questão do turismo. Por muitos anos, a região se preocupou com a produção e deixou, talvez, um pouco de lado a parte da organização da propriedade, do embelezamento, da melhoria dos ambientes. E isso também é importante para a qualidade de vida, para satisfação da própria família de receber pessoas que vêm de fora e até de potencialização do trabalho – destaca o gerente-adjunto da Regional da Emater de FW, Cleomar De Bona.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU