Publicidade
Empreendedorismo
"Ametista está pronta para alçar voo", afirma Marta Rossi, realizadora do maior evento ligado ao setor do turismo da América Latina
Por: Redação
Publicado em: domingo, 09 de julho de 2023 às 19:36h
Atualizado em: domingo, 09 de julho de 2023 às 19:39h

Um evento que promoveu conhecimento através do compartilhamento de experiências e cases de sucesso reuniu lideranças, gestores e representantes de empresas do setor do turismo em Ametista do Sul na tarde do sábado, 8 de julho. Organizado pela empresa Blaster Agência de Turismo o projeto Empreendedorismo & Negócios contou com dois painéis e uma palestra com Marta Rossi, fundadora da Rossi & Zorzanello, empresa que está a frente de eventos como o Festuris Gramado- Feira Internacional de Turismo e o Chocofest.

Publicidade

O primeiro painel abordou o empreendedorismo e gestão e foi mediado pelo empresário Fábio dos Santos. Participaram os gestores Luiz Bastian Junior, da empresa Tchê Turbo Provedor de Internet, Angelita Marisa Cadoná, presidente da Sicredi Conexão, Patricia Cerutti, diretora do Jornal O Alto Uruguai, Claudiovani Ferigollo, diretor Comercial Cresol Raiz e André Vanzin, sócio-proprietário da Vandal Distribuidora de Alimentos. A história de empreendedorismo dos participantes e como enfrentam os atuais desafios à frente das organizações.

Colegas e não concorrentes

A gestão do turismo foi o principal tema dos painelistas que deram continuidade ao evento. Compartilhando suas trajetórias como empreendedores do setor, Emerson Cadena, sócio-proprietário do Complexo Belvedere Mina, Antônio Jung, proprietário do Hotel AJ Termas de Iraí, Rosemari Pigatto, administradora do Pigatto Hotéis Ltda e Wilson Luiz Machado de Macedo, diretor do Thermas Piratuba Park Hotel, detalharam como construíram seus empreendimentos e a visão que tem do negócio, observando os desafios que ainda precisam ser superados pela região e país, mas também do potencial que enxergam com o fortalecimento da cultura de turismo no mundo. O proprietário Thermas Piratuba Park Hotel falou sobre a importância de ter mão de obra qualificada para o turismo e de uma receptividade de qualidade, como diferencial estratégico para o sucesso no turismo da cidade. Outra reflexão foi sobre a mudança de comportamento do consumidor e também dos trabalhadores do turismo, especialmente após a pandemia, reforçando que “o segredo do sucesso no setor está no bem atender", justificando sua preocupação em formar mão de obra e de criar uma cultura de empreendedorismo, não só entre investidores, mas também entre os profissionais, que precisam se adaptar a novos formatos de trabalho, como por exemplo a necessidade de atender os turistas nos sábados e domingos.

Macedo também lembrou sobre a necessidade das empresas terem diferenciais e que desta forma conseguem trabalhar de forma integrada no trade turístico, pois não irão competir com produtos semelhantes e sim construírem uma proposta de diversificação nos atrativos turísticos, ajudando a alavancar a atração de mais visitantes. “Se cada um tiver um diferencial, iremos trabalhar como colegas e não concorrentes”, acrescentou Macedo.

 “O turista quer comer bem e fazer compras!”

O empresário Antônio Jung, proprietário do Hotel AJ Termas fez um relato do desafio de ter realizado o investimento em Iraí poucos meses da pandemia e de como está garantindo que seu empreendimento seja um grande sucesso. “Temos que conquistar os clientes pela boca” alertou Jung, destacando que seu hotel é o único com o conceito all-inclusive do Estado, oferecendo uma experiência de toda alimentação estar incluída no valor da estadia. Jung também lembrou da importância do empresário da hotelaria de sempre estar atento aos “5 C´s”, que significam caminho, carinho/acolhimento, cama/chuveiro, comida e compras, para garantir a satisfação dos clientes. “Além de uma boa estrutura hoteleira o turista quer comer bem e fazer compras!, deu a dica, sugerindo que as empresas da região precisam estar preparadas para isso, com necessidade de novos investimentos no setor da gastronomia, para que o turismo de fato se desenvolva de forma integrada e que seja garantida uma experiência completa para quem visita a nossa região, ampliando também o tempo de permanência do turista. “Em breve em nosso hotel iremos ampliar o tempo mínimo de permanência, pois isso garante que tenhamos melhor resultado no negócio e evitemos prejuízos com estadias curtas como por exemplo um ou dois dias”, explicou Jung, lembrando que em regiões com turismo mais consolidado, o tempo mínimo já são de três dias.

A importância da parceria entre as empresas do setor também foi lembrada por Jung, que aproveitou a oportunidade para agradecer a família Cadena pelas orientações que oportunizaram quando ele iniciou sua caminhada no setor do turismo no Rio Grande do Sul.

Emerson Cadena, gestor de um dos principais empreendimentos de Ametista do Sul, enfatizou a visão da família, de continuar investindo em Ametista do Sul, projetando inovações e qualificação das atrações turísticas do local, como a piscina e o restaurante subterrâneos que inauguraram e ajudaram a projetar ainda mais a cidade no cenário nacional.

A empresária Rosimeri Pigatto fez um relato do pioneirismo do Hotel Pigatto na região e da sua trajetória a frente do empreendedimento familiar que já tem quase cinquenta anos de serviços prestados. Iniciado pelo visionário Nelso Pigatto, o hotel recebe turistas a negócios e um grande número de visitantes das atrações da região, estando integrado ao desenvolvimento do turismo especialmente nesta última década.

"Ametista está pronta para alçar voo"

Responsável pela criação do maior evento de empresas ligadas ao turístico da América Latina, o Festuris Gramado, e realizadora de mais de dois mil eventos ao longo da trajetória da empresa, Marta Rossi emocionou com sua fala ao compartilhar que viu Ametista do Sul como a antiga Gramado, como todo potencial de crescer e se tornar uma grande atração turística do país lembrando que utilizou brindes com os minerais para divulgar o estado em suas visitas internacionais, explicando sua forte conexão com as pedras preciosas.

Marta resgatou várias estratégias utilizadas pelos empreendedores de Gramado para criar atrações e manter a cidade sempre movimentada, sendo atualmente o sétimo destino mais procurado do país. Sobre o turismo rural comentou que antes de criar o roteiro do turismo rural e a Festa da Colônia, um dos maiores eventos do Estado, estrategicamente capacitaram as famílias rurais com a vivência junto aos empreendimentos no centro da cidade, para facilitar o processo de aprendizagem da cultura do acolhimento ao turista. “Gramado seguiu o conceito de que antes de levar o turista para o interior era necessário levar o agricultor para a cidade, para que ele aprenda a cuidar do turista”, explicou Marta.

Sobre as perspectivas para o turismo, Marta criticou a falta de articulação política e representatividade do setor e lembrou que o turismo é um dos fenômenos mais dinâmico do mundo globalizado e com uma grande capacidade de reabilitação. “A pandemia trouxe um novo pensar sobre o consumo e o turismo é um dos grandes beneficiados disso”, contextualizou, e conclui elogiando o trabalho feito pelo setor público e privado de Ametista do Sul, cidade que sonhava em conhecer. “Continuem fazendo o que vocês estão fazendo, posicionando a marca a nível a nacional, pois Ametista do Sul está pronta para alçar voo”, finalizou.

O evento Empreendedorismo & Negócios foi realizado pela empresa Blaster Agência de Turismo em parceria com a Trype Comunicação, Prefeitura de Ametista do Sul, Câmara de Vereadores, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Ametista do Sul.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU