Publicidade
Coronavírus
Maioria dos gestores municipais quer lockdown nacional em agosto
Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios apontou que quase 53% das cidades são favoráveis a fechamento total de 15 dias
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: terça, 06 de julho de 2021 às 11:18h
Atualizado em: terça, 06 de julho de 2021 às 14:51h

Uma pesquisa promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entre 3.079 gestores locais mostrou que 53% deles aprova a realização de um lockdown nacional em agosto. Cerca de 1,2 mil querem um fechamento total em todo o país durante 15 dias, e outros 350 desejam que esse período seja maior. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o cenário da Covid-19 é preocupante e que o lockdown pode evitar o “sangramento” no qual o país se encontra. “Entende-se que é o momento, no mês de agosto, de se decretar e cumprir um lockdown como fizeram outros países que tiveram sucesso”, disse.

A 15ª edição da pesquisa semanal foi realizada entre 28 de junho e 2 de julho. Ziulkoski destacou que a maioria da população adulta deve estar totalmente imunizada apenas no início de 2022, e lembrou do risco de falta de leitos diante da circulação de novas cepas. "Entende-se que é o momento, no mês de agosto, de se decretar e cumprir um lockdown como fizeram outros países que tiveram sucesso e alguns municípios do Brasil. Para poder interromper e colocar o vírus no chão, o ideal cientificamente é 21 dias, mas com 15 já seria uma hipótese real. Fecharíamos os aeroportos e deixaríamos só os serviços essenciais”, disse. Ziulkoski acredita que a medida faria o número de contaminação diminuir e evitaria uma maior mortalidade no país.

Ele também apresentou estudo da CNM com a projeção de vacinação no país se houvesse uma maior distribuição de imunizantes por parte do governo. Segundo os dados da entidade, toda esta população estaria vacinada com a dose 1 em maio e com o esquema vacinal completo (D1+D2) em setembro de 2021, mantendo-se a aplicação diária de 1.393.415 doses, dia com maior aplicação de doses no Brasil de acordo com base do Ministério da Saúde.

Medidas de isolamento social, como fechamento de serviços não essenciais e outras ações já eram adotadas por 76% dos Municípios, na semana da pesquisa. Esse percentual vem se mantendo nessa faixa desde a primeira edição da pesquisa, em março deste ano.

Confira os estudos

Publicidade

- 15ª Edição da Pesquisa sobre Covid-19 nos Municípios
https://bit.ly/3dKC9B8

- Pesquisa Covid-19: Comparativo Semana 1º a 14º semanas
https://bit.ly/3jKSZDC

- Projeção de vacinas
https://bit.ly/3wsj6lP

Fonte: O Alto Uruguai/CNM
Vitrine do AU