Publicidade
Cultura
Danilo Gregory realiza a entrega de mais de 2,5 mil exemplares da obra “As travessuras de Maneco”
O artista e produtor cultural promoveu junto a distribuição dos livros um momento de contação de história e apresentação musical
Por: Wagner Stan
Publicado em: segunda, 03 de julho de 2023 às 16:52h
Atualizado em: segunda, 03 de julho de 2023 às 18:56h

O artista e produtor cultural Danilo André Gregory realizou na última semana a distribuição de sua obra “As Travessuras de Maneco” para escolas e entidades da região. Gregory esteve em Rodeio Bonito, Iraí, Vista Alegre, Frederico Westphalen e Taquaruçu do Sul. 

Publicidade

Foram distribuídos 2.550 livros aos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental, para duas comunidades indígenas de Iraí e para as Apaes de Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e Iraí. “Nos eventos de distribuição gratuita da obra, também acontece um espetáculo de contação de história, onde acontece a fusão de um livro e muitas memórias afetivas. Está sendo incrível compartilhar este sonho com o público, através deste projeto inovador”, destaca Gregory

Instituições que receberam exemplares da obra 
12 de junho - APAE de Rodeio Bonito 
14 de junho - APAE de Frederico Westphalen
15 de junho - APAE de Iraí
21 de junho - Vista Alegre - duas escolas municipais e uma estadual
22 de junho - Iraí – três escolas municipais e seis estaduais
26 de junho - Rodeio Bonito - duas escolas municipais e uma estadual 
27 de junho - Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental GOJ VESO e a Escola Estadual Indígena NAN GA
28 de junho - Frederico Westphalen - oito escolas municipais 
30 de junho - Taquaruçu do Sul - uma municipal e uma estadual

Parceria com o governo do Estado 
O projeto “As Travessuras do Maneco – Uma obra de resgate do folclore popular”, que consiste na publicação e distribuição gratuita de três mil exemplares da obra, foi contemplado pelo Edital de Concurso FAC Publicações e está sendo financiado pelo governo do RS, por meio do Pró-Cultura RS e FAC – Fundo de Apoio à Cultura. A obra conta com ilustração fotográfica de Julinho da Rosa e impressão pela Litografia Pluma Ltda. Além dos exemplares já distribuídos, o restante das obras será enviado para a Secretaria de Cultura do RS (Sedac), bibliotecas, para artistas e técnicos envolvidos com o projeto. 

Uma live foi realizada no domingo, 18 de junho, para transmitir de forma on-line o lançamento da obra, que foi realizado presencialmente no salão de atos da URI/FW, em Frederico Westphalen, e contou com dezenas de participantes. 

– As Travessuras do Maneco é o meu quarto livro publicado e é como se ele estivesse indo a algum lugar e me levando junto. As pessoas me param na rua pra contar que se emocionaram com a live de lançamento, muitas me abraçam e comentam que estão encantadas com a obra. Acho que, pelo fato de o livro ser uma homenagem à minha mãe, todo mundo se identifica de alguma forma – destaca o artista.  

Depois que todas as metas forem cumpridas e o projeto estiver finalizado, uma nova tiragem está em análise para que o livro As Travessuras do Maneco possa ser encontrado nas livrarias e ir de encontro a todos os públicos, acompanhado de contação de história e bate-papo musical nas feiras de livros.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU