Publicidade
Small Farm Hub
Perspectivas econômicas no agronegócio são debatidas
Expectativas de preços dos principais produtos foram analisadas e foi lançado desafio para as startups com projetos voltados para o agro
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 16 de junho de 2023 às 14:43h
Atualizado em: sexta, 16 de junho de 2023 às 14:50h

O Small Farm Hub, que tem como mantenedoras a URI/FW e a Sicredi Conexão, promoveu na última quinta-feira, 15, às 19h30min, no salão de atos da universidade, uma palestra sobre as principais tendências econômicas no agronegócio e o que esperar para o segundo semestre de 2023. O tema foi pensado pelo cenário desafiador, tendo em vista as crises causadas pelas estiagens dos últimos anos, o aumento no custo dos insumos e a queda no preço das comodities, que afetaram o setor. 
A palestra foi ministrada pelo analista econômico do Sicredi, Filipe Kalikoski, e teve como mediadores o diretor de Negócios do Sicredi Conexão, André Zanon, e o coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária da URI/FW, Luís Pedro Hillesheim. Participaram do encontro representantes de cooperativas do município e também estudantes dos cursos de graduação da URI voltados ao agronegócio. 

Publicidade

Logística de produção brasileira é defasada 
Ainda durante o debate, o analista destacou que o país apresentou um salto de produção agrícola nos últimos 20 anos, porém, com a grande produtividade, o sistema logístico e de armazenamento do país não acompanhou o crescimento. O analista Kalikoski apresentou ainda que algumas das soluções que poderiam ser pensadas é o investimento em ferrovias e hidrovias para melhorarem o sistema logístico nacional. 

Perspectivas para o Plano Safra 
Algumas ideias sobre como o Plano Safra será elaborado neste ano também foram debatidas durante o encontro. De acordo com o analista, o principal foco do plano de crédito rural será voltado para os pequenos e médios produtores, aliado também a políticas de cuidado ao meio ambiente e alternativas de produção sustentável. 

Convite para as startups
 Logo após a palestra com Kalikoski, os coordenadores do Small Farm Hub, o professor da URI/FW, Gilson Henrique Panosso, e a analista de inovação do Sicredi Conexão, Ana Paula Pessotto, convidaram as startups para levarem ao hub projetos voltados à gestão financeira de pequenas propriedades rurais, análise de cenários econômicos, financeiros e ambientais, e a gestão de manejo e produção de leite, para que sejam implementados e desenvolvidos em propriedades dos associados da Sicredi Conexão. 

Queda nos preços da soja e motivações 
O palestrante da noite iniciou apresentando um panorama dos fatores que interferiram na produção e comercialização da soja ocasionando a queda nos preços. Entre os fatores está a safra recorde de 2022, sendo um recorde de 411 milhões de toneladas produzidas, com um grande problema de armazenamento. Além disso, a boa produção norte-americana, a baixa na taxa de câmbio e no prêmio pago nos portos brasileiros, também interferiu no preço nacional. 

Milho deve ter baixa 
Com o aumento da área de produção de milho nos Estados Unidos, de cerca de 4%, os produtores brasileiros podem enfrentar uma baixa nos preços de comercialização do produto. De acordo com o analista, uma baixa de cerca de -16% deve ocorrer. 

Brasil teve recorde de importação de leite e laticínios 
Os problemas advindos das secas dos últimos três anos no país devem seguir impactando na produção de leite nacional. Com as estiagens severas vividas, o produtor teve uma alta no custo de produção e uma margem de lucro reduzida. Ainda, o Brasil contou com um recorde de importação de leite e laticínios no último ano, causando mais preocupação aos produtores locais. Ainda, o analista destacou que a insegurança fiscal e alta taxa tributária no país, em insumos, maquinários, tecnologia de produção, também são fatores que causam maior custo de produção e menor lucro dos produtores, gerando uma queda na atividade. 

Suinocultura tem perspectivas positivas para o segundo semestre
Embora as margens de lucro dos suinocultores tenham apresentado níveis menores, a perspectiva para a área produtiva é positiva. Com os custos de insumos e, principalmente da soja, diminuindo, os produtores devem ter um menor custo de produção, flexibilizando os lucros com a atividade. 

Produção aviária deve ter bons resultados 
De acordo com o analista do Sicredi, a produção aviária nacional tem apresentado bons resultados. Algo que tem preocupado os produtores são os focos de gripe aviária, porém, segundo o analista, a exportação de aves não deve sofrer grandes impactos devido a estes casos. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU