Publicidade
Trigo
El Niño deve reduzir em -14% a safra gaúcha do grão
Mesmo assim, produção deverá ser a segunda maior da história do Estado
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 16 de junho de 2023 às 12:12h
Atualizado em: sexta, 16 de junho de 2023 às 12:22h

A Emater/RS-Ascar divulgou na quinta-feira, 16, a estimativa da safra de inverno gaúcha para 2023. Segundo a projeção, o Rio Grande do Sul deverá ter a maior produção de trigo da história, somando 4.548.934 toneladas. Entretanto, a produção deste ano projeta uma redução de -14%, já que em 2022 foi de 5.288.030 toneladas. 

Publicidade

Também haverá redução na área a ser cultivada, que será de 1.505.704 hectares, -1,5% em relação ao ano anterior. A produtividade média também será menor. O trigo deve atingir uma produtividade média de 3.021 kg/ha, ou -12,6% comparado ao ano passado, que foi de 3.459 kg/ha.

Conforme a Emater/RS-Ascar, os impactos na safra serão gerados pelo super El Niño, que deve trazer chuvas acentuadas para este segundo semestre, prejudicando o desenvolvimento e a colheita do grão. Não estão descartadas enchentes e inundações no Estado.

A orientação dos especialistas é para que os agricultores tenham atenção do início ao fim, priorizando todos os trabalhos culturais adequados e no tempo certo. “Como fator positivo, podemos citar a queda dos preços dos insumos, em relação ao cultivo anterior e, como negativo, o El Niño, com possibilidades de chuvas mais acentuadas previstas para a época de colheita desses grãos”, avalia diretor-técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, ao, ao sugerir um olhar especial aos produtores sobre a previsão de suas lavouras, recorrendo ao seguro agrícola de pelo menos uma fracção da área.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Emater/RS-Ascar
Vitrine do AU