Publicidade
Articulações
Lideranças do Norte e Noroeste gaúcho e do Oeste Catarinense debatem a Ferrovia Norte-Sul
Encontro aconteceu nesta sexta-feira em Palmitos (SC)
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 09 de junho de 2023 às 17:25h
Atualizado em: sexta, 09 de junho de 2023 às 17:32h

Lideranças do norte e noroeste do Rio Grande do Sul, como prefeitos participantes da Associação do Municípios da Zona da Produção (Amzop) e da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), e lideranças do oeste catarinense, como prefeitos e representantes de três associações de municípios do oeste de Santa Catarina, se encontraram nesta sexta-feira, 9, em Palmitos (SC) para debater os movimentos de apoio a construção dos trechos catarinense e gaúcho da Ferrovia Norte-Sul. 
Na ocasião, o prefeito de Caibi, Eder Picoli, um dos organizadores do encontro recebeu os demais prefeitos e representantes do poder público para debater a união entre as lideranças de ambos os Estados em prol do traçado da ferrovia. 
Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi, Rafael Jacques Oliveira, apresentou um histórico sobre a ferrovia, principalmente aos representantes do oeste catarinense onde muitos não tinham conhecimento algum acerca do trajeto. Após, Oliveira apontou a necessidade do apoio mútuo entre as regiões para a implantação do trajeto e o grande desenvolvimento que o trecho pode trazer para ambos os Estados. 
Ainda, o presidente da Amzop e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, destacou que a união entre as associações é vital para a realização dos próximos passos em prol da Ferrovia Norte-Sul, destacando que o trajeto que conta com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que passa por municípios do oeste catarinense e, também, por cidades do Médio Alto Uruguai, como Vicente Dutra, Frederico Westphalen, Seberi, Palmeira das Missões, entre outros, é uma grande vantagem para as regiões, facilitando ainda para que se dê o próximo passo, que é o desenvolvimento do projeto executivo. 
Também participaram do encontro representantes do setor empresarial, como o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, que destacou a importância da construção do trecho catarinense e gaúcho da ferrovia para o desenvolvimento econômico e a fixação de novos investimentos nas regiões. 
O prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, também participou do encontro e destacou que é preciso uma grande mobilização política regional para a concretização da ferrovia. 
O assessor do deputado estadual Altair Silva (SC) esteve presente e irá buscar a realização de um encontro entre os prefeitos do oeste catarinense, com a participação da direção da Amzop, e demais representantes, junto ao secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, para apresentar o projeto e buscar apoio do Estado de SC em prol do movimento. 
Ainda, um novo encontro que deve reunir lideranças políticas, empresariais, e demais representantes da sociedade foi marcado para 30 de junho, em Frederico Westphalen.

Publicidade

Mais informações sobre o encontro você confere em nossas próximas edições. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU