Publicidade
Conscientização
Escolas da 20ª CRE realizam atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Palestras, plantio de mudas, pedágio de conscientização e exposição de trabalhos foram algumas das atividades realizadas
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 07 de junho de 2023 às 11:35h
Atualizado em: quarta, 07 de junho de 2023 às 11:41h

As escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) realizaram, ao longo da semana, diferentes atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5 de junho. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar as pessoas sobre as questões ambientais e chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos naturais. Palestras, plantio de mudas, pedágio de conscientização e exposição de trabalhos foram algumas das atividades realizadas nas instituições de ensino.
Alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monsenhor Vitor Batistella, em Frederico Westphalen, por exemplo, confeccionaram um painel integrando ciência (meio ambiente), matemática (geometria) e arte. Além disso, um jardim idealizado a partir da dinâmica da acolhida no início do ano letivo, está cada dia mais cheio de cores e vida. 
Como uma forma de simbolizar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos e professores da Escola Estadual Lucila Nogueira, em Boa Vista das Missões, realizaram o plantio de mudas de árvores no barranco em frente à escola. 
A diretora do educandário, Denise Martins, explicou que a ideia principal é promover ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, por meio do incentivo ao plantio de árvores e da promoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar. “No ambiente escolar, também desenvolvemos projetos voltados para a reutilização de materiais. Além disso, temos a nossa horta e uma composteira”, completou ao mencionar outras ações realizadas na escola. 
A mesma ação encantou os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Frederico Westphalen, que também fizeram o plantio de mudas de árvores frutíferas. A mudas foram doadas pelo Horto Florestal do Grupo Creluz. O objetivo, segundo a diretora Marilhane dos Reis Moraes, é fazer com que as crianças passem a cuidar da natureza como parte da vida delas. “Não basta ensinar, tem que dar exemplos”, disse.
O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, juntamente com alunos do 3° ano do Ensino Médio realizaram um pedágio de conscientização e preservação. A programação também contou com uma palestra com profissionais da área. 
Na Escola Estadual Erci Campos Vargas, em Palmeira das Missões, a comunidade escolar participa ao longo da semana de palestras e debates com temas voltados a questões como água, saúde, alterações climáticas e preservação da natureza. “Aprender a cuidar do meio ambiente faz muito bem para o nosso planeta e também para as pessoas. Essas atividades contribuem muito para o nosso aprendizado, são também momentos de conexão com a natureza”, disse o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Rian Lopes de Oliveira.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da 20ª CRE.
Vitrine do AU