Publicidade
Região
Iraí: programa municipal incentiva produtores a investirem no campo
Empreendedores rurais estão sendo contemplados com serviços de terraplanagem
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: sexta, 02 de julho de 2021 às 15:46h
Atualizado em: sexta, 02 de julho de 2021 às 15:55h

A Prefeitura de Iraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, lançou no mês de maio o Edital n° 01/2021 para divulgação, convocação e seleção de empreendedores interessados nos incentivos previstos na Lei nº 2.955/2017 e na Lei nº 3.235/2021.
Os empreendedores que se enquadram nos termos previstos no edital já estão sendo contemplados com serviços de terraplanagem na área de seu novo empreendimento.
Já foram realizados serviços de terraplanagem na localidade de Águas Frias, para a família do produtor rural, Rudimar Marcolin, e na localidade de Vila Lourdes, para a família do produtor Samuel Pedroso. Também foram realizados serviços em prol da melhoria dos acessos às propriedades, com o alargamento das estradas e cascalhamento. 
O programa municipal incentivou os produtores na implantação e ampliação de Unidades de Produção de Leite, que contam com o sistema de confinamento Compost Barn. “O sistema é um modelo de produção norte-americana que auxilia no aumento da produção de leite, em média, de quatro a 18 litros, além de possibilitar uma lactação adicionada na longevidade das vacas, facilitando o manejo dos animais e diminuindo os problemas sanitários do rebanho”, explica João Paulo Amaro, secretário municipal de Desenvolvimento Rural.

Publicidade

Retorno para o município e o produtor
Segundo o prefeito Antônio Vilson Bernardi, os incentivos concedidos aos produtores rurais possibilitam a melhoria das propriedades e do trabalho diário do produtor. “Estes investimentos agregam renda tanto para o campo como para a cidade. Fico feliz ao ver a determinação dos produtores em investir e a expansão das atividades agropecuárias. É um setor que está em uma crescente muito boa e a administração municipal não poderia deixar de priorizar isso. Então, nós temos toda essa preocupação em dar essa infraestrutura aos produtores, pois percebemos que o retorno de ICMS baseado nisso aumenta consideravelmente”, destaca o gestor. 
Além do apoio com terraplanagem, a administração municipal também auxilia os suinocultores e avicultores com um incentivo de retorno de parte do ICMS. “Nos 10 primeiros anos, 35% do ICMS que ele produz retorna para o produtor no fim do ano, em dinheiro. É outra forma que encontramos para eles investirem em suas propriedades”, finaliza Bernardi.
 

Fonte: Prefeitura de Iraí
Vitrine do AU