Publicidade
Agronegócio
Oitavo Seminário Regional da Suinocultura é realizado em Seberi
Presidente da Acsurs destacou, durante o evento, que o RS teve o crescimento de 5,6% da produção em abate
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 02 de junho de 2023 às 14:55h
Atualizado em: sexta, 02 de junho de 2023 às 15:09h

A oitava edição do Seminário Regional da Suinocultura foi realizada ontem, 2, no município de Seberi. O evento aconteceu de forma presencial, no auditório do Instituto Madre Tereza, e também foi transmitido virtualmente, pela página da Emater/RS-Ascar no YouTube.
O seminário iniciou com a fala do engenheiro-agrônomo Valdir Sangaletti, que apresentou os temas abordados no seminário, sendo eles “Tendências, perspectivas e desafios da suinocultura”; “Biogás como energia renovável na busca de sustentabilidade na suinocultura”; “Case de sucesso da família Kist e Froelich, de Santo Cristo”. Após, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Moisés Baldissera, falou sobre a importância da suinocultura para a região, Estado e país. “Hoje, acordamos com a notícia de que o PIB do Brasil, aquecido pela agropecuária, cresceu 1,9%. Vejam a importância que a agropecuária representa no país, e tenho certeza de que no Rio Grande do Sul, os números também vêm crescendo”, diz Baldissera.
Para falar sobre Biogás como energia renovável na busca de sustentabilidade na suinocultura, os representantes da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), Evandro Barros e Ricardo Luís Radis Steinmetz, trouxeram os tópicos sobre o destino dos resíduos gerados pela suinocultura, a constituição dos dejetos, a diferença do dejeto curtido e digestato, entre outros. O case de sucesso sobre o biogás foi explanado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus, junto ao suinocultor Edson Kist. 
No decorrer do evento, o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador, falou sobre os cenários e as perspectivas da suinocultura. 
– No ano passado, o Rio Grande do Sul produziu 11.150 mil suínos. Comparando com o ano de 2021, em 2022 crescemos 5,6% da produção no nosso Estado – complementa Folador.
O 8º Seminário Regional da Suinocultura foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Câmara Técnica Regional da Suinocultura, Prefeitura de Seberi e Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), com apoio da Acsurs e Embrapa Suínos e Aves. Entre as lideranças e autoridades, participaram do evento o diretor do Departamento de Energia na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, no Estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Huguenin; Thiago Gimenez, diretor-financeiro na Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas; empresário da Suinocultura Acadrolli, Sady José Acadrolli; prefeito de Seberi, Adilson Balestrin; presidente da Câmara de Vereadores de Seberi, Mara Falcão; prefeito de Vista Alegre, Zairo Riboli; prefeito de Rodeio Bonito, Paulo Duarte; vice-prefeito de Palmitinho, Elisandro da Silva; o presidente da Amzop e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Luís Massing; os gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz e Cleomar de Bona.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU