Publicidade
Ato público
Agricultores e comunidade organizam manifesto em Vicente Dutra
Participantes, atingidos pela demarcação da Terra Indígena Rio dos Índios, pedem pela aprovação do Projeto do Marco Temporal
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 30 de maio de 2023 às 15:54h
Atualizado em: terça, 30 de maio de 2023 às 15:58h

Cerca de mil pessoas participaram nesta terça-feira, 30, de um manifesto pacífico, em frente ao ginásio municipal de Vicente Dutra, em protesto pela homologação da Terra Indígena Rio dos Indios, e pela aprovação do Projeto 490/07, do Marco Temporal, que deve ser votado ainda hoje, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O texto prevê que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos, em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Publicidade

A decisão pelo manifesto ocorreu em reunião, organizada pelos produtores rurais, ainda na segunda-feira, 29, na Câmara de Vereadores, mas contou com apoio da comunidade em geral. O decreto presidencial, assinado pelo presidente Lula, no dia 28 de abril, homologou seis terras indígenas no país, dentre elas, a Terra Indígena Rio dos Índios, em Vicente Dutra. Com isso, 711 hectares serão destinados aos caingangues que residem no município. Mais de 70 famílias de agricultores terão de deixar sua propriedade, sem saber para onde vão. Também integra a área, o Empreendimento de Lazer Águas do Prado, em funcionamento desde 1981.

Ato

No manifesto, além dos agricultores, participaram comerciantes, estudantes, profissionais liberais, lideranças e a comunidade em geral. O comércio ficou fechado até as 15 horas. “Moro há 32 anos em Vicente Dutra, dos quais, há 25 anos adquiri meus 40 hectares de terras, na linha Jateí. Pago impostos, planto fumo, cuias, um pouquinho de tudo. Tenho minhas vacas de leite e não sei o que vou fazer se tiver que sair. Não quero parar embaixo da ponte. Não é uma perda apenas para nós produtores, mas para o município”, destacou um dos agricultores atingidos e organizador do movimento, Altair dos Santos Bueno.

Também estiveram presentes outras lideranças, como o prefeito de Vicente Dutra, Tomaz de Aquino Rossato; o vice-prefeito, Olinto Afonso da Silva; integrantes da Associação Comercial e Industrial do município; representantes da Associação dos Amigos das Águas do Prado, entre outras. Em Brasília, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vicente Dutra, Marcelo Antônio Soares e o vereador, Evandro Wolff, acompanham a votação do Projeto do Marco Temporal.

Confira a matéria completa na edição impressa do sábado, 3 de junho.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU