Publicidade
JBS/Seara Alimentos
Uma parceria entre integração e integrado
Por: Thaane Otero
Publicado em: sábado, 27 de maio de 2023 às 10:03h
Atualizado em: sábado, 27 de maio de 2023 às 10:08h

No interior da cidade de Pinheirinho do Vale, encontra-se a granja de Jorge Aloísio Arnhold, Ezechiel Kroetz, Flavio Luis Fritzen, Juciani Carlos Albarello, Tiago Stein e Douglas Stein, que teve início em 2020, com a construção dos galpões em parceria com a JBS/Seara Alimentos.
Técnico em Agropecuária e pós-graduado em Gestão Financeira, Arnhold aplica o conhecimento para gerenciar a propriedade. Ele é o único dos sócios que trabalha na atividade de produção. 
Filho de agricultor, Arnhold cresceu vendo seus pais trabalhar com a suinocultura, o que foi um incentivo para dar seguimento e fazer dessa a sua profissão, e única fonte de renda. “Nos anos 90, com o surgimento das integrações fechadas, meu pai começou a trabalhar com a suinocultura. Então, o trabalho vem de berço”, diz Arnhold.

Publicidade

A parceria com a JBS
As unidades da JBS trabalham no formato de integração, em parceria com as famílias de criadores. Há um rigoroso sistema de gestão, que deve ser cumprido. Antes mesmo de entrar na propriedade, é necessário utilizar botas plásticas, é necessário tomar um banho e fazer a troca das roupas e calçados, bem como, a esterilização de demais materiais. “Além de mim, na propriedade temos oito colaborados, e todos eles, sem exceção, precisam tomar banho e fazer toda a higienização necessária para entrar na granja. Se saírem três vezes ao dia, são três higienizações completas”, complementa Arnhold.
O sistema de gestão da JBS garante a segurança e o bem-estar do animal, como explica o extensionista João Otavio Hilgemberg. “É muito importante ter esse cuidado com a biosseguridade das granjas, pois nós podemos ser fonte de transmissão de micro-organismos, seja por roupas, materiais, equipamentos, dentre outras formas. E com isso passá-los para os suínos, podendo comprometer toda a atividade”, diz. 
Além dos cuidados, outro suporte oferecido pela JBS é a visita do extensionista, que acontece, em média, a cada 15 dias. Nos dias de visita são realizadas orientações técnicas gerais em todos os aspectos produtivos, sendo eles manejos, bem-estar e a biosseguridade.

Sobre a granja
A granja conta com quatro hectares de área, possuindo três galpões, todos climatizados. Nela, cerca de 1,5 mil fêmeas passam pela propriedade. A granja ainda conta com todos os ciclos de galpões de maternidade, gestação e adaptação.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU