Publicidade
Rumo aos 200 anos
Programações sobre a imigração alemã iniciam por FW
Eventos começam em julho e vão até 2024, ano do bicentenário
Por: Joana Kraemer
Publicado em: quarta, 30 de junho de 2021 às 14:41h
Atualizado em: quarta, 30 de junho de 2021 às 14:44h

Com o registro da chegada dos primeiros grupos de imigrantes alemães em 1824, a cultura germânica foi difundia por todo o Estado, tendo uma grande influência na região de Frederico Westphalen. A cidade do Médio Alto Uruguai dará abertura às comemorações do bicentenário, que acontece em 2024. Ano que será comemorado os 200 anos do início oficial da imigração germânica no país.
Estando a apenas três anos do bicentenário da imigração alemã no país, o Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen, inserido na Comissão Nacional Para a Organização do Bicentenário da Imigração Alemã, está organizando uma programação que vai até 2024. A programação conta com lives e palestras virtuais até o ano do bicentenário. 
Os 30 anos do Centro Cultural 25 de Julho, festejados no dia 17 de julho, estão inseridos nas comemorações que vão até 2024 e dão abertura à série de festividades por todo o país. Segundo o presidente da associação, Igor Senger, para celebrar o aniversário da associação cultural, será promovido um evento virtual. “Teremos a apresentação dos novos trajes dos grupos de dança, arrecadados a partir da Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura, por meio de recursos do governo municipal e estadual. Também será produzido um documentário com a história da entidade”, ressalta. 
Estão sendo confeccionados 84 novos trajes folclóricos para os grupos de dança, nas categorias infantil (Die Täubchen), juvenil (Edelweis), adulto (Sünnros) e casais (Immer Frölich). Os trajes do grupo adulto e casais são uma homenagem à família de Frederico Westphalen, e serão réplicas de vestimentas originais da Alemanha, de 1870, da região da Vestfália, de onde seus antecedentes eram originários.  

Publicidade

30 anos de história
O Centro Cultural 25 de Julho foi fundado em 17 de julho de 1991, com apoio do poder público da época. Sendo caracterizado como uma entidade privada, sem fins lucrativos. A associação cultural tem como principal objetivo preservar, difundir e pesquisar a história da cultura e costumes germânicos, e difundir os conhecimentos para toda a comunidade local. 
Atualmente, a entidade promove atividades culturais, como danças folclóricas alemãs, já contou com grupos de canto e realizou cafés coloniais típicos da gastronomia germânica. O centro possui um quadro social composto por aproximadamente 30 sócios e cerca de 60 dançarinos. 
A entidade vem desenvolvendo diversas atividades sociais e culturais de amplitude regional. Destacam-se as festas populares como a Julifest, a Barrilfest e o Natal Vida, os quais expressam a cultura alemã por meio da culinária, da dança, da música, dos trajes típicos e dos costumes.


Como participar? 
O Centro Cultural 25 de Julho possui vagas para novos integrantes nos grupos de dança infantil, juvenil adulto e de casais. A entidade planeja retomar o grupo de canto, disponibilizar aulas de flauta doce para crianças e promover o resgate dos costumes da língua e culinária, com o objetivo de difundir os trabalhos pela cultura alemã. Quem se interessar pode entrar em contato com o Centro Cultural pelas redes sociais – Instagram: @etniaalemafw; Facebook: Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen – ou no e-mail: [email protected]. O grupo é aberto a todos que apreciam e cultivam a cultura alemã.
 

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU