Publicidade
Coronavírus
Saiba o que muda com as novas regras para vacinação no Estado
Nova resolução emitida pela CIB determina que municípios gaúchos apenas completem esquema vacinal em grupos prioritários e passem a focar na imunização por faixa etária
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: quarta, 30 de junho de 2021 às 09:50h

Desde o começo dessa semana, a vacinação em todos os municípios gaúchos ocorre sob novas orientações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que emitiu, na sexta-feira, 25, uma resolução determinando o fim da imunização prioritária por grupos. A normativa 158, expedida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), elenca como principal critério para aplicação de doses a faixa etária da população.

Na prática, as orientações da CIB 158 encerram campanhas localizadas de vacinação de grupos como caminhoneiros, industriários, lactantes e outras categorias que vinham sendo tratadas com prioridade em alguns municípios. Com a mudança, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) padroniza o processo de vacinação, na tentativa de focar as atenções das prefeituras na aplicação de doses apenas por faixa etária e cumprir a meta de vacinar todos os adultos até 20 de setembro.

Conclusão do esquema vacinal
Como está valendo desde sexta-feira da semana passada, a resolução se aplica já aos lotes que foram enviados pelo Estado aos municípios nos últimos dias. Apesar disso, a CIB reservou, dentro desses lotes, quantitativos de doses para a conclusão do esquema vacinal de grupos prioritários que estão aguardando a segunda dose, como explica a coordenadora de 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marly Vendruscolo.

– Esse lote mais recente é destinado para concluir a vacinação das pessoas que estão com doses atrasadas, mas outra parte dele já será aplicada dentro da nova resolução, que foca apenas em faixas etárias. Ainda ficará faltando algumas poucas aplicações de segunda dose para os grupos prioritários, mas isso será finalizado nos próximos lotes. Então será concluída a vacinação desses grupos que já iniciaram e depois será apenas por idade – diz a gestora. Ainda conforme Marly, essa norma deve prevalecer até o fim do período de vacinação.

Vacinação avança em FW
Um dos exemplos práticos da aplicação da nova resolução pode ser visto em Frederico Westphalen. O município avança para concluir a imunização de grupos que já havia começado a vacinar, como os caminhoneiros, e focou a aplicação de doses por faixa etária. Até a quinta-feira, 25, a Secretaria de Saúde estava vacinando pessoas com 48 anos ou mais, e ontem, 29, já havia ampliado a campanha para pessoas com 43 ou 44 anos ou mais, sem comorbidades. 

Publicidade


Mais da metade do RS com uma dose
O Rio Grande do Sul registrou na segunda-feira, 28, a marca de mais de 50% da população com mais de 18 anos vacinada contra o coronavírus. São mais de 4,5 milhões de pessoas imunizadas com uma dose. Cerca de 1,8 milhão já completaram o esquema da imunização com a segunda dose ou dose única.
A mais recente distribuição de vacinas pela SES ocorreu na sexta-feira, 25, quando foram entregues a todos os municípios um lote de 336,8 mil doses.
A distribuição da semana passada contemplou o primeiro envio da Janssen, produzida pelo laboratório da Johnson & Johnson. O principal diferencial desse imunizante em relação aos demais é a necessidade de apenas uma dose para o esquema vacinal ser considerado completo.

Números da vacinação no RS
• Pessoas acima de 18 anos: 50,3% com uma dose pelo menos e 20,1% com esquema completo.
• Total da população do RS: 39,8% com uma dose pelo menos e 15,9% com esquema completo.

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU