Publicidade
Região
Temporais causam destruição no Norte do Rio Grande do Sul
Mais de 500 residências foram danificadas pelos fortes ventos em Sagrada Família. Em Cerro Grande, granizo deixou os campos brancos de gelo
Por: Gustavo Menegusso
Publicado em: domingo, 27 de junho de 2021 às 17:09h
Atualizado em: domingo, 27 de junho de 2021 às 18:35h

A forte instabilidade que atuava sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias trouxe temporais a várias regiões do Estado, no sábado, 26. Além de chuva intensa, as tempestades vieram com vendavais e granizo, sendo que o Norte do RS, onde o ar mais quente atuava, foi o mais atingido.
Em Sagrada Família, os ventos fortes causaram sérios prejuízos no interior e na cidade. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o vendaval danificou cerca de 500 residências, prédios públicos e comerciais. Houve distribuição de lonas para a população devido aos destelhamentos. Os danos observados em parte do município, com colapso total de estrutura e residências que foram movidas de suas fundações, são consistentes com a ocorrência de um tornado ou uma corrente de vento muito forte, acima de 100 km/h.
Além de vendavais, as tempestades também trouxeram granizo em vários municípios do Norte gaúchos, como em Constantina e Cerro Grande. Neste último, o gelo acumulou e deixou os campos verdes praticamente brancos de gelo.
Conforme a MetSul Meteorologia, o risco de mais tempestades cessa neste domingo, 27, com a chegada do ar frio. “As tempestades severas se deram no Norte gaúcho justamente porque era a região do Estado que estava sob a influência de ar quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Quando a frente deixou de ser quente e passou à fria, e avançou para o Norte do Estado, ao encontrar o ar quente formou as tempestades severas localizadas”, explica a MetSul.

Publicidade

Mais informações você confere em nossa edição impressa da quarta-feira, 30.
 

Fonte: MetSul Meteorologia
Fotos
Vitrine do AU