Publicidade
Autismo
Evento marca primeiro ano do Centro Regional de Referência (TEA)
Serviço funciona junto à Apae de Frederico Westphalen
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 03 de abril de 2023 às 08:45h
Atualizado em: segunda, 03 de abril de 2023 às 08:46h

Para comemorar o primeiro ano do Centro Regional de Referência em TEA - Região de Saúde 15 - Caminho das Águas, que funciona junto à Apae de Frederico Westphalen, será realizada na próxima quarta-feira, 5, a partir das 13h30min, no salão de atos da URI/FW, a palestra "TEA – Regulação Emocional e Estratégias Facilitadoras para Cuidadores", com a psicopedagoga Cláudia Zirbes. 

Publicidade

O objetivo do evento é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre o funcionamento atípico no Transtorno do Espectro Autista (TEA), de modo a encorajar a adoção de práticas e recursos específicos para promover maior regulação emocional e prevenir comportamentos interferentes. O evento é destinado para familiares, cuidadores, assistentes sociais e demais profissionais da educação e da saúde, assim como estudantes e comunidade em geral que se interessem pelo tema. 

O que é o TEAcolhe

Em 5 de abril de 2021, o Governo do Rio Grande do Sul lançou a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), também chamada de programa TEAcolhe. A iniciativa prevê a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR) para organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. 

Conforme explica a diretora da Apae de Frederico Westphalen, Jussania Basso Bordin, que integra a equipe do Centro Regional de Referência (CRR) da Região 15, como psicopedagoga, também integram o grupo de trabalho, o médico psiquiatra Paulo Barros, a terapeuta ocupacional Caroline Pitzschel e a psicóloga Gabrieli Wagner. O TEAcolhe tem a finalidade de qualificar os profissionais das diferentes áreas que lidam com o autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família, e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.

O serviço foi iniciado em 1º de abril do ano passado e funciona junto à Apae-FW, atendendo 26 municípios – Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

A Apae-FW é a mantenedora do TEAcolhe, realizando a gestão do programa, e faz parte da rede de atendimentos especializados à pessoa com TEA de Frederico Westphalen e municípios conveniados. “O principal objetivo da iniciativa é o matriciamento dos 26 municípios. Neste sentido, são realizadas diversas atividades, como reuniões de equipes; ações de suporte técnico-pedagógico aos profissionais das redes e aos familiares; ações sobre o diagnóstico local; ações de educação permanente aos profissionais que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência social; atendimento aos casos de TEA, por meio do suporte técnico aos profissionais de referência que atuam com a pessoa com TEA e sua família nas redes locais; acolhimento às famílias; interconsulta; teleconsulta; consulta conjunta; visita domiciliar conjunta; construção de estratégias de intervenção e de Plano Terapêutico Singular com a equipe de referência”, detalha Jussania.

O horário de funcionamento do serviço é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 horas às 17 horas. Cada município do CRR conta com um ponto focal, ou seja, um representante das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social como referência para a equipe do centro.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai