Publicidade
Cultura
Conheça os jurados do 36º Carijo da Canção Gaúcha
O Carijo acontece de 21 a 28 de maio no Parque de exposições Tealmo José Schardong, em Palmeira das Missões
Por: Wagner Stan
Publicado em: quarta, 29 de março de 2023 às 10:30h
Atualizado em: quarta, 29 de março de 2023 às 10:34h

A comissão organizadora do 36º Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões anunciou os nomes que compõem o corpo de jurados do festival. Os membros do júri são Eduardo Morlin, Loma, Rogério Knorst, Juliano Javoski e Luiz Carlos Borges. O Carijo acontece de 21 a 28 de maio no Parque de exposições Tealmo José Schardong. Saiba um pouco mais da trajetória de cada um deles abaixo: 

Publicidade

Loma
Sua carreira começou em 1973 no grupo Pentagrama, que mesclava música nativista com o samba. A partir de 1976, após ter concorrido na Califórnia da Canção Nativa, participou de discos de artistas como Alceu Valença, Elza Soares, Gilberto Gil, Cristina Buarque e Velha Guarda da Portela. Em 1999, Loma faturou o Açorianos de Música como melhor intérprete e melhor disco de MPB. Foi agraciada com o Troféu Vitor Mateus Teixeira, da Assembleia Legislativa do RS, como melhor cantora em 2009.

Eduardo Morlin 
Flautista, compositor, produtor musical e arranjador em mais de 400 fonogramas. Começou a estudar e trabalhar com música com seu pai, Mario Morlin, músico e maestro. Seu primeiro trabalho profissional, aos nove anos de idade, foi no Carijo da Canção Gaúcha. Foi jurado do 2º Festival Popular Vozes Contemporâneas. É um dos jurados mais jovens da história do Carijo da Canção.

Rogério Knorst
De Ijuí, é acordeonista, cantor e compositor. Já teve mais de 100 participações em festivais nativistas durante 20 anos de carreira, com premiação em todos os municípios por onde passou. Rogério Knorst é fundador do Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí, cujo realiza o Pesqueiro da Canção do Rio Ijuí, um dos maiores eventos do estado nessa modalidade.

Luiz Carlos Borges
É considerado um dos principais nomes da música regional gaúcha. Participou e venceu diversos festivais. Atuou como jurado, idealizador e organizador do Musicanto Sul-Americano de Nativismo na cidade de Santa Rosa. Gestor cultural em diversas entidades, possui mais de 32 discos gravados (entre LP's e CD's) e segue cantando, tocando, gravando e produzindo coisas novas.

Juliano Javoski
Cantor e compositor, natural de São Jerônimo, alicerçou sua carreira nos festivais de música nativista. Participou da organização e da produção de eventos como Coxilha Negra, Vozes do Jacuí, e do 12° Carijo, quando residiu em Palmeira. Com 40 anos de carreira, Javoski possui 6 CDs individuais autorais, além de ter mais de 400 músicas gravadas em discos de festivais e de outros cantores.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom da Prefeitura de Palmeira das Missões e do festival.
Vitrine do AU