Publicidade
Júlia Batistella
“Tenho orgulho em fazer parte de tão importante entidade”
Por: Susi Cristo
Publicado em: terça, 28 de março de 2023 às 09:02h
Atualizado em: terça, 28 de março de 2023 às 09:21h

Neste ano de 2023 – 13 de abril –, em que completa os seus 54 anos de atuação na comunidade de Frederico Westphalen, a Associação Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor) agora tem à frente, pelos próximos três anos, a presidente Júlia Batistella.
– É um desafio muito grande assumir a presidência. Pretendo dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior, comandada pelo Evandro Dall’Agnol, e implementar, com a colaboração de todos, diversas ações de objetivam dar sequência e também buscar uma melhoria contínua da prestação dos serviços da entidade e uma maior participação da comunidade e dos poderes públicos constituídos nessa árdua tarefa. Tenho orgulho em poder fazer parte de tão importante entidade social, no ano que completa 54 anos de uma linda história – destaca Júlia.  

Publicidade

A nova presidente 
Júlia Batistella é natural de Tapera, graduada em Administração e pós-graduada em Marketing, pela URI/FW, e atua como representante comercial. É casada com o coordenador regional do TCE/RS, Gerson Luís Batistella, com quem tem dois filhos, a Camila, de 24 anos, acadêmica de Medicina, e o Luís Augusto, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio. Na comunidade frederiquense, Júlia há muitos anos trabalha em ações voluntárias. 
– Desde 2006, meu esposo e eu fazemos parte do Rotary Clube Barril. Em 1998, quando nos mudamos para Frederico Westphalen em função do trabalho dele, fomos procurados pela diretoria do Promenor, à época, para participarmos de um procedimento de acompanhamento de um menor que lá frequentava, de cinco anos, um programa chamado ‘Apadrinhamento Efetivo’. Por muitos anos participamos do apadrinhamento dessa criança, que hoje deve estar com uns 30 anos. Em 2016, fui convidada para participar da diretoria do Promenor. Em 2019, fui vice-presidente na gestão do Evandro até o fim de 2022, e agora assumo como presidente até 2025 – conta. 

O Promenor 
O Promenor é uma entidade que acolhe, diariamente, cerca de 80 crianças, em contraturno escolar, na faixa de quatro a 12 anos, a grande maioria em situação de vulnerabilidade social. Diariamente, são ofertados café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, noções de higiene e limpeza, realização de oficinas, como taekwondo, escolinha de futebol, reforço escolar com psicopedagoga, informática, recreação, projeto AABB Comunidade e Sesc Esportes, dentre outras. 
– Contamos com o apoio de diversas organizações. Temos um custo fixo mensal de cerca de R$ 11 mil. Recebemos muita doação de alimentos, o que significa que a comunidade é muito solidária e comprometida com essa causa social. Entretanto, o Promenor não recebe, de maneira fixa mensal, repasses de recursos públicos, sejam municipais, estaduais ou federais. Assim, o desafio para fazer frente a esse custo mensal, que representa o pagamento de salários e encargos, despesas de manutenção em geral, é gerar receitas, que hoje dependem da doação de pessoas físicas e jurídicas, locação do ginásio de esportes da entidade, realização de eventos, como feijoada, massa com galeto, lasanha, e outros todos confeccionados pelos voluntários. Há um número ainda maior de crianças de poderiam frequentar a entidade, mas esbarramos nos custos. Aproveito para lembrar que no dia 15 de abril, teremos a nossa tradicional feijoada (realizada pela equipe do amigo Lídio). Os cartões já estão à venda no valor de R$ 40 – complementa Júlia.
Segundo a presidente, um dos projetos para este ano ainda é ir em busca de mais apoio junto aos órgãos públicos, empresas e também de mais pessoas que possam contribuir mensalmente. “Dada à relevância social da entidade e do seu trabalho, não deveríamos apenas depender de eventos que comercializam comida, por exemplo, como fonte de recursos para a continuidade de tão importante trabalho para uma comunidade. Deixo aqui a reflexão para um maior aprofundamento dessa questão”, finaliza Júlia.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU