Publicidade
Geral
Agtech do norte gaúcho amplia atuação em território goiano
Desde este mês de junho, a Sementes Goiás – uma das marcas da Nutrien Soluções Agrícolas – passa a utilizar alguns serviços da O Agro Softwares para o Agronegócio, com sede em Erechim
Por: Redação
Publicado em: sexta, 25 de junho de 2021 às 10:55h

O agronegócio vive um momento em particular, em que o advento tecnológico se intensifica ainda mais e com demandas fortes no que se refere a levar mais informação e transparência para os vários elos da cadeia produtiva. De olho neste cenário, o time da O Agro Softwares para o Agronegócio segue o trabalho intenso de implementação das soluções que vem sendo contratadas junto à agtech.
Recentemente, um dos responsáveis pelo setor de Desenvolvimento de Mercado da marca, o tecnólogo em Agronegócio Everton Lizot, esteve no Estado do Goiás, interagindo com o time técnico da Sementes Goiás – uma das marcas da Nutrien Soluções Agrícolas™. A empresa goiana contratou recentemente algumas das soluções da agtech gaúcha, especialmente para executar a rastreabilidade de sementes de soja por meio do software Sementes Rastreadas.
Na visita, que seguiu todos os protocolos sanitários exigidos neste período pandêmico, foi possível demonstrar o uso das ferramentas dos softwares, bem como configurar os módulos que serão usados pelos profissionais da empresa.
– Essas soluções serão importantes para a equipe responsável conduzir com ainda mais precisão as áreas de produção de sementes, especialmente no registro de informações pontuais diretamente nos campos de multiplicação – explica Lizot.
O monitoramento e o registro de informações têm sido cada vez mais importante para os produtores de sementes, justamente porque a rastreabilidade exige ainda mais clareza em relação aos processos como a semeadura e vistorias detalhadas acompanhadas de registros de imagens, áudios e informações técnicas em cada talhão.
– Com isso, os próprios gestores da empresa podem visualizar e acompanhar tudo o que está acontecendo em tempo real nas áreas de produção. Isso faz parte de uma busca constante em resolver possíveis problemas que poderão acarretar em perdas na qualidade das sementes lá na frente, devido a fatores relacionados ao ataque de pragas e doenças – exemplifica o profissional.
Junto aos demais clientes da O Agro, essas ferramentas também facilitam a rotina de trabalho dos responsáveis técnicos pelo processo de produção no que se refere aos documentos e à legislação. “Dá mais segurança e agilidade na emissão dos documentos relacionados as inscrições dos campos no Ministério da Agricultura, como roteiros de acessos, laudos de vistorias e afins”, reforça Lizot, que coordena o atendimento de contas em várias regiões do país.
 
A qualidade da semente começa a ser construída no campo de produção

Publicidade

Todos os manejos aplicados nos campos de produção de sementes interferem na qualidade dos lotes que chegam ao produtor rural. Por isso, a responsabilidade das empresas produtoras de sementes aumenta a cada safra. Naturalmente, o setor busca por maior produtividade e rentabilidade com a soja, principal commodity do agro brasileiro e mundial.
– Hoje o produtor demanda por informações de cada lote para que tenha em mãos os dados necessários para planejar e conduzir a semeadura de acordo com os diversos ambientes de produção. Com base nisso, o cliente saberá o quanto de sementes deverá utilizar em cada metro quadrado de suas áreas, não correndo riscos de desperdiçar ou faltar sementes. Isso tudo reflete na rentabilidade de uma safra – pontua Lizot.

Fonte: Novo Rural
Vitrine do AU