Publicidade
Josiane Ritter
Protagonismo feminino no Sesc-FW
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 20 de março de 2023 às 16:34h
Atualizado em: terça, 21 de março de 2023 às 08:29h

Enquanto no mercado, geralmente, os mais altos postos de trabalho ainda sejam ocupados predominantemente por homens, no Sesc, mais de 60% das lideranças são mulheres. Em Frederico Westphalen, aos 38 anos, a frederiquense Josiane Ritter vem para consolidar esse protagonismo feminino, sendo a primeira mulher a assumir, em março deste ano, o cargo de diretora de unidade operacional.   
– Assumir esse cargo é a realização de um objetivo que venho me preparando há muitos anos. Entrei no Sistema Fecomércio em 2005, como colaboradora do Senac, na função de auxiliar-administrativo, sai em 2009 e fui gerenciar a loja Espaço Bambini, retornando em fevereiro de 2013, para o Sesc, como subgerente, e em 2023 assumi o cargo de diretora de unidade operacional – conta Josiane.

Publicidade

O Sesc em FW
Criado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade de caráter privado, mantida e administrada pelos empresários do comércio. Tem a missão de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 
– Em Frederico Westphalen, o Sesc iniciou no Balcão Sesc/Senac/Sindilojas em 2005, com duas colaboradoras. Em 2013, ganhamos uma Unidade Sesc, que nesse ano completa, em 15 de abril, os seus 10 anos, e hoje temos 19 colaboradores efetivos. As atividades no município iniciaram com a gestão do Cleberli Arruda; no fim 2014, assumiu o Flavio Antônio Dias; e em outubro de 2020, o Adriano Couto, o qual agora tenho a honra de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, sendo a primeira mulher em nossa cidade a ocupar essa função – frisa.

Preparação 
A nova diretora conta que desde o ano de 2013, ela vem se preparando, aproveitando o conhecimento de cada gestor. “Fui aprendendo com eles diariamente, e no mês de março de 2022 abriu um processo no Sesc RS, chamado Backups (como traine de grandes empresas), onde participaram 72 pessoas do Estado e foram selecionadas 12, onde está sendo realizado um desenvolvimento desses colaboradores para assumir futuras vagas de gestão do Sesc/RS, e eu tive o prazer de ser umas das primeiras a assumir uma Unidade. A partir de agora, como de diretora de unidade operacional, cabe a mim, planejar, coordenar, acompanhar e controlar o desenvolvimento das atividades, com o objetivo de cumprir programas de trabalho estabelecidos para sua Unidade Operacional, bem como elaborar relatórios de avaliação dos trabalhos, entre muitas outras tarefas, as quais precisarei e tenho certeza que terei, todo o apoio da nossa grande equipe, que são excelentes profissionais e diariamente dão o seu melhor para cumprir com a nossa missão, visão e valores”, complementa.  

A conquista dos sonhos
Josiane sempre foi uma mulher que batalhou pelo seu espaço e deu o seu melhor a cada novo desafio proposto, e desta vez, segundo ela, não será diferente. “Acredito que para todos nós, o primeiro passo para lidar com o medo dos desafios é se planejar para enfrentá-los, mesmo que a gente não saiba o que acontecerá no futuro. Quero agradecer a todas as pessoas que passaram no meu caminho desde 2005, não vou citar nomes individualmente, pois posso esquecer de alguém e sei que todas foram importantes para esse momento. Quero dizer também, que as pessoas devem lutar pelos seus objetivos, não desanimem. Pode ser que demore mais do que imaginamos, mas na hora certa, se você persistir, vai conquistar o seu sonho!”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU