Publicidade
Mara Lucia de Araújo Falcão
“A mulher pode e deve estar onde ela quiser”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 15 de março de 2023 às 17:07h

De uma forma muito especial, o mês de março é dedicado às mulheres. De origem operária e oficializado pelas Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado na quarta-feira, 8, é comemorado desde o início do século 20. Desde então, é cada vez mais lembrado e valorizado como um dia para reivindicar igualdade de gênero e maior participação de mulheres nos espaços sociais e políticos. No município de Seberi, Mara Lucia de Araújo Falcão, de 50 anos, é uma dessas personagens que comprovam que as mulheres podem ocupar o lugar que elas quiserem e desempenham o seu papel com maestria. Ela, inclusive, lutou pelo seu espaço e hoje é vereadora e concilia o cargo com a atividade de empresária, sócia de uma loja de confecções ao lado da amiga Rosane Ceretta.
 – Hoje, como mulher, vereadora e presidente do Legislativo, mãe, esposa, amiga, empresária e tantas outras faces de mim, digo com toda a certeza, que toda a mulher pode e deve, ou ao menos deveria, estar onde ela quiser. Unidas somos a propulsão, a base e a voz pela mudança – destaca Mara.

Publicidade

Uma mulher no comando
Mara é formada no Magistério pelo Instituto Madre Tereza e em Letras, pela URI/FW. Atualmente, está no seu primeiro mandato como vereadora de Seberi e, neste ano de 2023, como presidente do Legislativo, onde depois de 10 anos uma mulher assume novamente esse posto. “Minha inspiração para a política vem desde a infância, pois meu pai foi vereador em Erval Seco. Porém, aos 15 anos, comecei a simpatizar com o antigo PMDB, que era liderado por Marcelino Galvão Bueno, que foi e é um dos incentivadores para minha caminhada até aqui no atual MDB”, conta a vereadora.
E sobre a correria do dia a dia, Mara diz que são muitos os desafios, mas que ela tem recebido muito apoio. “Ser mulher, mãe, empresária e vereadora é um desafio muito grande, mas sou cercada de pessoas que vieram para somar junto a mim. Meu marido José, com que sou casada há 33 anos, é um parceiro e me ajuda muito. Nosso filho Artur aprendeu desde pequeno a fazer suas tarefas e hoje está dando conta de seus compromissos. Minha sócia Rosane é uma mulher maravilhosa, compreende que este é o meu momento e me ajuda com a nossa loja. Meus amigos e familiares também entendem que às vezes não posso estar tão presente quanto antes, mas a vida é assim, e desafios são lançados, cabendo a nós aceitarmos ou não. Sempre sonhei em transformar para melhor o lugar onde vivemos, e junto de meu esposo estamos trabalhando e buscando melhorias para que nossos projetos se concretizarem. Estamos em constante trabalho por um lugar melhor para todos”, enfatiza Mara.

Para a sua comunidade
Mara sempre foi muito envolvida com a comunidade, o que também despertou o desejo de continuar trabalhando em prol do próximo. Em sua caminhada, participou como voluntária em várias instituições, como o CTG Querência da Serra, Liga de Combate ao Câncer, Lions Clube Centenário Seberi e CPM da Escola Alfredo Westphalen.
– Como sempre trabalhei no voluntariado, isso me levou a querer trabalhar cada vez mais por minha comunidade. Entendi que deveria colocar meu nome à disposição do partido MDB, e candidatar-me como vereadora. O meu objetivo é continuar desempenhando com responsabilidade o cargo, buscando melhorias e qualidade de vida para as pessoas que aqui vivem. No momento, sou a única mulher vereadora de Seberi, e isso faz com que minha atuação aumente, pois represento a nossa classe feminina no Legislativo. Agradeço a todos que sempre estão me incentivando a buscar mais por nosso município, de forma mais especial às servidoras, também mulheres do Legislativo de Seberi, e aos meus colegas vereadores que sempre estão trabalhando para o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade. Para as mulheres que sonham entrar para a política, venham, temos grandes lutas pela frente na busca de uma comunidade igualitária e transformadora – finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU