Publicidade
Novidade
Mariana Balestrin inaugura consultório com foco em nutrição materno-infantil
Em um espaço lúdico, com direito à cozinha infantil e réplicas de alimentos, a nutricionista realiza atendimento com bebês, crianças, adolescentes, gestantes, mulheres que amamentam e casais que desejam ter filhos
Por: Cíntia Henker
Publicado em: quinta, 24 de junho de 2021 às 16:18h
Atualizado em: quinta, 24 de junho de 2021 às 16:32h

Manter uma alimentação saudável é extremamente importante no período da gestação, tanto para as crianças quanto para as mães. Por isso, manter um acompanhamento nutricional é um fator essencial. 
E foi pensando em atender o público materno-infantil, que a nutricionista Mariana Balestrin inaugurou seu consultório em Frederico Westphalen, com foco neste público. “Trabalho há sete anos com alimentação escolar, no município de Caiçara. Logo no início da minha trajetória profissional senti a necessidade de me aperfeiçoar e ampliar meu currículo nesta área”, conta. 
Mariana é formada em Nutrição pela Universidade de Santa Maria (UFSM), possui Pós-graduação em Gestão e Organização em Saúde Pública (UFSM), é mestre em Educação (URI/FW) e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS).
Incentivada pelos pais, Nelso e Eleni Balestrin – agora professores aposentados –, ela sempre teve a docência como sua inspiração e, durante o período de especialização, pôde atuar como professora substituta no curso de Nutrição da UFSM, instituição pela qual se formou. 
Por se identificar com a nutrição materno-infantil, Mariana decidiu abrir seu consultório para trabalhar com a área pela qual é apaixonada. “Ajudo famílias que querem engravidar, gestantes, bebês, nutrizes, crianças e adolescentes a terem uma alimentação mais saudável”, afirma. 

Publicidade


Consultório: um espaço lúdico
O atendimento infantil é diferente das demais consultas. Segundo Mariana, com as crianças é preciso trabalhar a mudança de hábitos alimentares. “Desenvolvemos muitas atividades de educação alimentar e nutricional. São práticas lúdicas, pedagógicas, que têm o intuito de envolvê-los. Sempre tento colocá-los como protagonistas da ação, pois muitas das metas e mudanças são definidas por eles”, explica. 
Um dos diferenciais do atendimento está no consultório, que conta com uma cozinha infantil para a realização das atividades culinárias, com réplicas de alimentos. “No atendimento as crianças procuramos desenvolver as atividades lúdicas para a formação de hábitos mais saudáveis, envolvendo a alimentação no mundo imaginário deles, para que possamos alcançar nosso objetivo. Por mais que seja uma brincadeira, sempre tem um cunho educativo”, ressalta. 
O espaço foi idealizado pela arquiteta e urbanista Juliana Panosso, e conta com materiais didáticos, pensados especialmente para o público infantil. “Incentivada pela família e amigas, resolvi fazer do jeito que sempre imaginei. Com uma cozinha infantil e materiais para as atividades culinárias. É a concretização de um sonho, pois também trabalho com meu irmão Matheus e minha cunhada Fernanda, que são dentistas”, afirma Mariana. 
Além da cozinha, fantasias, brinquedos, alimentos e livros, o espaço conta com materiais que incentivam a amamentação, feito para “mamães de primeira viagem” que, na busca por uma alimentação mais saudável durante a gestação, também podem ter contato com esta experiência tão importante. 

Atendimentos 
A nutricionista também atende gestantes, adolescentes, mães em período de amamentação, casais que desejam ter filhos (fertilidade) e bebês em processo de introdução alimentar, pois a nutrição tem um papel fundamental em todas estas etapas.
Nos atendimentos nutricionais, Mariana faz uma avaliação detalhada de todo o Estado de saúde do paciente, por meio de história de saúde, exames laboratoriais, avaliação do consumo alimentar, avaliação nutricional e composição corporal. “Essa avaliação permite a elaboração de um plano alimentar individualizado para cada paciente, com base nas suas necessidades”, explica.
Mariana também acompanha seus pacientes semanalmente via WhatsApp, auxiliando no processo de reeducação alimentar.

Contato e redes sociais
O consultório está localizado na rua Aparício Borges, número 768, no Centro de FW, junto à Odontologia Balestrin. 
Siga a @nutrimarianabalestrin no Instagram e acompanhe o trabalho de nutrição materno-infantil.
 

Fonte: O Alto Uruguai
Fotos
Vitrine do AU