Publicidade
Tainara Fernandes Rodrigues
“Eternizar momentos felizes me realiza”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 10 de março de 2023 às 15:35h
Atualizado em: sexta, 10 de março de 2023 às 15:46h

O fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson dizia que “a fotografia é capaz de captar uma eternidade instantânea”, e até os dias atuais essa ideia é muito forte, já que a maioria das pessoas acredita que um clique vai além de registrar uma imagem, pois a câmera é a extensão dos olhos do fotógrafo e traduz sentimentos e histórias. E quando a fotografia vira uma paixão, cada clique se torna uma arte eternizada, como descreve a fotógrafa Tainara Fernandes Rodrigues, que aos 27 anos se tornou uma especialista em retratar a essência das pessoas. 
– Sempre digo que mais do que registrar momentos, as fotografias são capazes de transmitir mensagens, contar histórias e também de nos levar a importantes reflexões. Minha paixão por fotos começou na adolescência, e até os dias de hoje, por meio da minha câmera fotográfica, eu consigo ver detalhes, belezas, até nas mínimas coisas. Essa arte tem esse poder, é algo que transforma – destaca Tainara.

Publicidade

Desistir jamais
O sonho de Tainara era ser modelo. No tempo da infância, quando as agências visitavam as escolas, em busca de novos talentos no mundo da moda, ela imaginava como seria ser fotografada, ver suas imagens estampando capas de revista e o seu nome sendo reconhecido. Mas com o passar do tempo, os papéis se inverteram, e do sonho de ser fotografada ela passou a realizar o de outras meninas, em ensaios que levaram ela a ser reconhecida pelo seu talento e olhar aguçado em cada clique.
– Comecei a fotografar com meu primeiro celular aos 11 anos. Depois, com meu trabalho em que ganhava R$ 10 o turno (em um estúdio fotográfico) guardei meu dinheirinho e consegui comprar minha primeira câmera semiprofissional, mas em poucos meses de uso ela estragou, a loja que havia comprado e a marca da câmera faliram, sendo assim, perdi todo meu investimento. Mas eu jamais desisti! Fui seguindo a vida, trabalhei em alguns lugares, quando mais tarde sai de onde estava trabalhando e com o seguro-desemprego consegui comprar minha primeira câmera profissional. Desde então, sempre estou em busca de mais conhecimento, cursos e me inspirando em fotógrafos que conseguem me mostrar a minha própria identidade na fotografia, que hoje se destaca pelas cores que faço questão de realçar – conta a fotógrafa.

Do sonho à profissão 
Hoje, Tainara dedica-se exclusivamente à fotografia, registrando momentos, mas também eternizando eles em convites de batizados, lembrancinhas, tudo o que envolve o personalizado e claro, as fotos, tanto em ambientes internos como externos.  
– Iniciei o ano saindo do emprego em que eu estava para me dedicar somente à fotografia. Como trabalhava no comércio tinha que cancelar meus ensaios frequentemente por conta do horário comercial. Se tornava cansativo o fato de trabalhar fora e mesmo assim querer dar conta de continuar com meu sonho de um dia viver da fotografia. Meu estúdio fica em Seberi, onde eu também resido, mas sempre que preciso vou até meus clientes para melhor atendê-los e tirar suas dúvidas. Sou grata a Deus por tudo o que Ele tem feito por mim, para hoje eu estar onde estou, e com a certeza que é só o começo. Quero poder levar meu conhecimento a cada cliente que chega e fica, poder mostrar que as fotos podem transmitir emoções, desde um nascimento a um casamento, isso é surreal para mim e faço com a alma, me entrego ao meu trabalho – complementa.
E para aquelas pessoas que também estão em busca da realização dos seus sonhos, a fotógrafa deixa um recado. “Jamais pense que você não é capaz. Jamais se coloque abaixo dos outros e pense que seu sonho não pode se tornar realidade. Tenho comigo uma frase que diz que ‘Deus não coloca um desejo em seu coração que você não seja capaz de realizar’. Nós só precisamos acreditar e persistir – finaliza @tainarafernandesfotografias.   

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU