Publicidade
Diego Bertoletti da Rocha
“Manter viva a nossa história é uma missão grandiosa”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 24 de fevereiro de 2023 às 10:13h
Atualizado em: sexta, 24 de fevereiro de 2023 às 10:20h

Em 2023, o CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen, irá comemorar seu cinquentenário. E neste ano também a entidade renovou a sua diretoria, com um novo patrão frente aos trabalhos e continuidade do que vem sendo feito nessas cinco décadas em prol do tradicionalismo.
– Assumir como patrão é um sentimento de orgulho, felicidade e também de muita responsabilidade, porque acredito que manter viva a nossa história, usos e costumes é uma missão grandiosa. Em 2023, o CTG Rodeio da Querência irá comemorar seu cinquentenário, e durante esses 50 anos, muitos feitos foram alcançados e muitas pessoas escreveram essa história. Sendo assim, nosso trabalho será voltado a relembrar o passado, honrar as pessoas que passaram por nossa entidade, mas também recomeçar – destaca o patrão Diego Bertoletti da Rocha, que tomou posse ao lado da esposa Angela no dia 4 de fevereiro e fica no cargo até o fim de 2024. 

Publicidade

O novo patrão 
Diego Bertoletti da Rocha é arquiteto e urbanista, tem 40 anos, é casado com a Angela Aparecida da Silva e pai da Anita e Luiza, e desde criança foi incentivado pelos pais a cultuar as tradições. 
– Sou um tradicionalista que desde criança era incentivado a cultuar as tradições gaúchas, não para usar “bota e bombacha” todos os dias, mas para honrar a cultura gaúcha, principalmente a história de nosso povo e seu legado. Sou filho de uma segunda-prenda do CTG Pé no Chão, então, não tem como “cair longe do pé” o gosto pela tradição. No Rodeio da Querência, minha primeira história foi em 1993, na invernada Dente de Leite. Depois tive uma passagem pela Juvenil, em 1997. Voltei para acompanhar minha irmã Francieli, em 2014, na invernada adulta. Quando minha filha Anita ingressou, em 2019, na invernada Dente de Leite, voltamos oficialmente à casa e, em 2021, quando minha esposa e eu, por meio do convite dos ex-patrões Marta e Pedro, assumimos a missão de retornar às atividades das invernadas que estavam paradas devido à pandemia, estando à frente da coordenação artística da casa e logo após integrando a recém-criada invernada Xiru – conta o novo patrão, que já integrou outras diretorias, como segundo-sota-capataz, na gestão 2016-2017.

Ações
Além das comemorações aos 50 anos do CTG, Diego e Angela, à frente como o novo casal-patrão, lembram que em março começarão uma parceria enriquecedora, onde a Apae e a entidade terão uma invernada especial. “Será algo muito lindo. Também, devido à procura, estamos criando a invernada Fraldinha, que acolherá os pequeninos entre dois e três anos, para que tenham seu primeiro contato com o tradicionalismo gaúcho. Outro ponto importante é que fundimos em nossa estrutura a Coordenação Artística e a Coordenação Cultura, criando o Departamento Artístico-cultural, de modo a fortalecermos a parte cultural no dia a dia de nossas crianças. Ainda, como novidade em nossa entidade, teremos a partir do mês de março, oficinas de truco nas quartas-feiras com modalidade infanto-juvenil e adulta”, conta.
Hoje, o CTG Rodeio da Querência conta com cerca de 140 sócios, entre ativos e beneméritos. “Faremos uma ação em breve visando ampliar o quadro societário, bem como criar novas atrações que irão auxiliar na ampliação o número de sócios de nossa entidade. Aproveito também para dizer que o CTG procura empresas parceiras que queiram ajudar a cultura e a história local. Quem tiver interesse em nos ajudar, pode entrar em contato pelo (55) 9.8408-2285, para mediarmos formas de auxílio à entidade, que nem sempre é com verbas, mas com doações em geral, inclusive de tempo, conhecimento ou trabalho, tudo é bem-vindo”, finaliza.

 

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU