Publicidade
Palmeira das Missões
Corpo de Bombeiros entrega alvará de desinterdição da Escola Borges do Canto
Aulas iniciam no prédio na próxima semana
Por: Wagner Stan
Publicado em: sexta, 17 de fevereiro de 2023 às 15:09h
Atualizado em: sexta, 17 de fevereiro de 2023 às 15:11h

Depois de quase cinco anos fechado, o Instituto Estadual de Educação Borges do Canto, de Palmeira das Missões, já pode receber os estudantes no prédio próprio na próxima semana para o início das aulas. O ato ocorreu na manhã da última quinta-feira, 16, em que a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) recebeu a informação da reabertura do educandário.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar de Palmeira das Missões, por meio do Sargento Rodrigo Alan Dal Molin, realizou a entrega do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), que resulta na desinterdição da instituição, para a coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, Jogelci do Carmo, e para a diretora da instituição, Dalva Assis. “O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul certifica que a edificação ou área de risco de incêndio abaixo discriminada está em conformidade com a legislação, Resoluções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar e normas técnicas vigentes, quanto à prevenção de incêndio”, diz o documento. 
Após a entrega, Dal Molin ainda explicou sobre as futuras medidas de segurança previstas para a edificação. 
Desde o mês de abril de 2018 o instituto está interditado, atendendo a uma determinação do Ministério Público Estadual, após o Corpo de Bombeiros constatar a iminência de risco oferecido para escola. “Esse é um momento muito especial e aguardado pela comunidade escolar Borges do Canto e por toda comunidade palmeirense. A abertura da instituição marcará uma nova fase na história da escola e da região. Iniciar o ano letivo de 2023 na nossa casa é uma grande conquista para a direção, 20ª CRE, professores, funcionários, pais e, principalmente, para os estudantes”, destacou a coordenadora da 20ª CRE.
As obras de readequação da rede elétrica e outras estruturas foram finalizadas nesta semana e, após a homologação da vistoria pelo 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, foi liberada para uso.
A partir de agora, a comunidade escolar aguarda a chegada do ano letivo de 2023, momento que marcará o retorno para a antiga casa. “Agradeço e reconheço o trabalho do Corpo de Bombeiros, que sempre esteve ao nosso lado e garantiu que a escola fosse entregue com segurança para a comunidade escolar", finalizou a coordenadora. 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da 20ª CRE.
Fotos
Vitrine do AU