A atuação do supervisor é centrada no pedagógico, juntamente com professores, especialmente cuidando na formação deles, no planejamento do ano letivo e em todo o assunto em torno do currículo escolar. Já o orientador educacional conviver e trabalha mais com os alunos, orientando-os e acompanhando-os no desenvolvimento intelectual e integral dos mesmos.
O orientador educacional é focado nos estudantes e o do supervisor tem como base os professores. É sua responsabilidade guiar e motivar os docentes, principalmente buscando alternativas para que os educadores continuem processos de atualização.
As atribuições do supervisor escolar, são: ajudar no planejamento escolar; fazer o acompanhamento da evolução dos alunos; treinamento do corpo docente; elaborar quadro de horário escolar e buscar sempre que necessário o contato com os pais e/ou responsáveis. A função do orientador pedagógico dentro de uma instituição de ensino, é a de conectar e mediar as relações entre os alunos e a comunidade escolar.
Quem possui um cargo de liderança precisa ter responsabilidades, ter postura firme, ter iniciativa, posicionamento claro e estar ciente de suas obrigações em assumir o controle em qualquer situação que ocorra na escola ou setor que está trabalhando, procurando sempre estar atento e agir conforme suas competências e responsabilidades.
Texto: Professora Sandra Tres Galina