Teve início no começo desta segunda-feira, 12, a vacinação contra a gripe em todo o país. A campanha de imunização segue até 10 de maio abrangendo crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da área da saúde.
Em razão deste ano haver a coincidência da vacinação simultânea contra a gripe e contra a Covid-19, houve adaptações no calendário dos grupos prioritários a serem vacinados. Desta forma, até o dia 10 do próximo mês, exclusivamente serão imunizados os integrantes do público citado anteriormente.
Depois desta data, começa a aplicação das doses em idosos, professores e, por fim, aos demais grupos prioritários da campanha. Para aqueles que se encaixam em grupos prioritários para ambas as vacinas, a orientação do Ministério da Saúde é tomar, incialmente, o imunizante contra a Covid-19.
Mas, é necessário ficar atento e obedecer ao intervalo mínimo de 15 dias entre as aplicações das duas vacinas, considerando também, a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Na cidade frederiquense, a imunização contra a gripe acontece nos postos dos bairros Jardim Primavera e São Francisco de Paula, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas. É obrigatório a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para se imunizar.
Etapas da vacinação
1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças (6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde
2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores
3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários