Publicidade
Coronavírus
Brasil recebe vacinas da Janssen e RS deve ficar com 140 mil doses
Avião com o imunizante da Johnson & Johnson desembarcou na manhã desta terça-feira, 22, com metade das doses previstas inicialmente
Por: João Victor Gobbi Cassol
Publicado em: terça, 22 de junho de 2021 às 10:54h
Atualizado em: terça, 22 de junho de 2021 às 10:57h

Desembarcaram na manhã desta terça-feira, 22, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, as doses da vacina da Janssen, produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson. O lote contém 1,5 milhão de doses – metade das três milhões previstas inicialmente –. O contrato firmado entre Ministério da Saúde e a fornecedora prevê a entrega de 38 milhões de doses até o fim do ano.

Do montante que chegou ao Brasil, a estimativa é que 140 mil sejam destinadas para o Rio Grande do Sul, disse a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, em entrevista à rádio Guaíba, nesta manhã. Arita ainda afirmou que o imunizante deve ser enviado a todo o Estado, mas que não há previsão para a chegada dele até o solo gaúcho.

A vacina da Janssen será o quarto imunizante aplicado na população gaúcha. A diferença dela é que apenas uma dose é suficiente para completar o esquema vacinal, ao contrário das demais vacinas (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer), que necessitam de duas doses.

O lote enviado ao Brasil tem validade até o começo de agosto. Inicialmente, as doses venceria em 27 de junho, mas a Anvisa autorizou a prorrogação do prazo, com base também em decisão semelhante tomada pelo órgão de controle de medicamentos dos Estados Unidos.  

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU