Publicidade
Destaque no RS
Autor e produtor cultural da região é contemplado em edital da Sedac
Por: Suseli Cristo
Publicado em: quarta, 01 de fevereiro de 2023 às 15:30h
Atualizado em: quarta, 01 de fevereiro de 2023 às 15:35h

O autor e produtor cultural Danilo André Gregory participou do Edital Sedac Nº17/2021, Edital de Concurso FAC Publicações, que selecionou projetos culturais de pessoas jurídicas de direito privado, e o projeto “As Travessuras do Maneco – Uma obra de resgate do folclore popular”, será realizado com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto contemplado consiste na produção, publicação e distribuição da obra literária “As Travessuras do Maneco”. O texto, de Danilo André, foi extraído de um espetáculo apresentado por um grupo teatral de Rodeio Bonito, aproximadamente, há 30 anos, onde o autor atuou como dramaturgo, diretor e ator. A obra a ser publicada, voltada ao público infantojuvenil, retrata a simplicidade da vida na roça. “É bem peculiar, com ilustração teatral, criada a partir de um ensaio fotográfico, que traz ao cenário de hoje uma linguagem do folclore popular”, cita Danilo. 
– O texto já está finalizado e as imagens que ilustrarão a obra também já estão prontas, com o ensaio fotográfico do fotógrafo Julinho da Rosa. No momento, a diagramação e arte gráfica estão sendo finalizadas, junto à Litografia Pluma Ltda, de Frederico Westphalen. Assim que o livro for publicado, todos poderão acompanhar as ações literárias pelas minhas redes sociais e, também, pelas redes sociais das prefeituras dos municípios abrangidos – complementa.
O projeto irá abranger, por meio da distribuição gratuita de três mil exemplares, alunos do 4º ao 9º anos da rede municipal de Frederico Westphalen, e alunos do 4º ao 9º ano das redes municipal e estadual de ensino, incluindo escolas indígenas e Apaes, dos municípios de Iraí, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul e Vista Alegre. 
– A distribuição dos livros para os alunos acontecerá em locais designados pelas secretarias municipais de educação e cultura de cada município, em espaço aberto, respeitando os protocolos de higienização e distanciamento social, frente à pandemia da Covid-19. O projeto tem por objetivo promover a leitura e contribuir para a aprendizagem, proporcionando o acesso à aquisição de livros aos leitores, sobretudo, aos alunos com famílias de baixa renda, a fim de incentivar a leitura, de forma transformadora e inclusiva – explica o autor e produtor cultural.
Lançamento 
O lançamento oficial acontecerá de forma on-line, no formato de uma live. No evento, acontecerá um bate-papo musical com o autor presente e interação dos leitores, participações de artistas locais e um espetáculo teatral, trazendo em cena uma linguagem do folclore popular brasileiro. São artistas já reconhecidos na região, dos grupos Serenata Show e Novos Loucos Poetas, integrando-se a este movimento literário, para que o contato dos leitores com a obra aconteça de forma lúdica. 
– No lançamento da obra, haverá apresentação do grupo teatral Novos Loucos Poetas e, também, do grupo musical Serenata Show. É uma grande responsabilidade, um grande compromisso assumido, desde a elaboração até a realização deste projeto, em cada uma das ações que serão realizadas, incluindo a distribuição gratuita do livro As Travessuras do Maneco para os leitores – adianta Danilo.

Publicidade


    
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU