Publicidade
Geral
RGE instalará chuveiros inteligentes para famílias de baixa renda em FW
Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética
Por: Redação
Publicado em: segunda, 21 de junho de 2021 às 17:56h

A RGE instalará 1.207 trocadores de calor, beneficiando famílias de Frederico Westphalen e Encantado. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, tem um investimento de R$ 1,6 milhões e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago.

Publicidade

Em FW, o trabalho inicia nesta semana. São 665 famílias beneficiadas, com investimento de R$ 864.500.

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.

A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras municipais, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.
 

Fonte: RGE
Vitrine do AU