Publicidade
Ensino Superior
Brinquedoteca Universitária reforça a importância das brincadeiras no aprendizado
Projeto de extensão do curso de Pedagogia da URI/FW proporciona laboratório de estudo para acadêmicos
Por: Wagner Stan
Publicado em: terça, 17 de janeiro de 2023 às 13:34h
Atualizado em: terça, 17 de janeiro de 2023 às 13:38h

O projeto de extensão “Brinquedoteca Universitária: laboratório de vivências lúdico-pedagógicas” do curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada, campus de Frederico Westphalen, proporciona desde 2013, atividades lúdicas envolvendo brincadeiras, brinquedos e jogos junto aos acadêmicos e professores universitários. 
Coordenado pela professora Rosane de Fátima Ferrari, a iniciativa também conta com visitas orientadas de grupos de alunos de diferentes níveis de ensino da região de abrangência da universidade ao espaço da brinquedoteca, além da formação de grupos de estudo e pesquisa envolvendo a ciência lúdica. 
– A criação de brinquedotecas especificamente nas universidades, em cursos de formação de educadores, como de Pedagogia, pode possibilitar a compreensão do real significado do processo de brincar da criança, bem como a ampliação dos estudos voltados às teorias e conceitos que sustentam as discussões sobre o brincar para aprender – descreve Rosane sobre a importância do projeto, que surgiu a partir da aprovação e certificação da Associação Gaúcha de Brinquedotecas.
Segundo a professora, as atividades realizadas buscam sempre ressaltar a importância do brincar para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da afetividade e da cognição. “Todas as ações e vivências que são possibilitadas pelos diferentes espaços da Brinquedoteca Universitária, seja ele presencial ou virtual, favorecem e aprimoram a formação e a atuação lúdico-pedagógica dos acadêmicos e professores juntos à comunidade escolar atendida pela universidade”, completa Rosane.
Quem também atua no projeto é a bolsista Diuvana Sommer da Silva, do 6º semestre do curso de Pedagogia, que reforça as vantagens de participar das atividades. “Os conhecimentos adquiridos durante o curso, o contato com as crianças que é favorecido por este espaço e pelos recursos ali disponibilizados para a realização de diferentes práticas lúdico-pedagógicas são alguns exemplos”, cita Diuvana.
A Brinquedoteca Universitária também conta com sua página no Facebook para atender de forma virtual a comunidade acadêmica e educacional, ofertando aos pais, familiares e aos professores, ideias de atividades lúdicas para serem desenvolvidas com as crianças de todas as faixas etária, visando a integração e o desenvolvimento da criança de forma integral.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da URI/FW.
Vitrine do AU