Publicidade
Saúde
Fiocruz alerta para o avanço da variante XBB1.5
Diferente da Ômicron, novos casos podem ser identificados por sequenciamento genético
Por: Igor Mussolin
Publicado em: segunda, 16 de janeiro de 2023 às 16:57h
Atualizado em: segunda, 16 de janeiro de 2023 às 17:11h

Na segunda semana de janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta para um aumento considerável dos possíveis casos positivos da variante XBB1.5 da Covid-19 no Brasil. 
Segundo a Rede Genômica da Fiocruz, a variante XBB1.5 se alastrou pelo continente Asiático e está presente nos Estados Unidos. Pessoas com o esquema vacinal completo têm apresentado apenas sintomas leves, mas podendo evoluir para casos mais graves em pessoas com a vacinação incompleta ou não vacinadas, idosos e imunossuprimidos.
A Fundação Oswaldo Cruz ressaltou que já foram confirmadas duas amostras da variante em São Paulo até o momento, entretanto, os dados de casos do mês de dezembro ainda são escassos e não se pode ter total certeza de quanto a variante está presente em nosso país. Os testes realizados foram feitos por uma rede de laboratórios que colaboram com a Fiocruz. 
O Ministério da Saúde divulgou em nota que para reduzir os riscos da transmissão foi reforçada a necessidade de medidas de prevenção e controle descritas pelo Guia de Vigilância Epidemiológica da Covid-19. 
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da CNN
Vitrine do AU