Publicidade
Saúde
Anvisa reconhece Hospital Unimed Noroeste/RS por alta conformidade na segurança do paciente
Por: Suseli Cristo
Publicado em: sexta, 13 de janeiro de 2023 às 14:12h
Atualizado em: sexta, 13 de janeiro de 2023 às 14:14h

No Hospital Unimed Noroeste/RS o paciente está em segurança enquanto recebe o atendimento de saúde. É o que aponta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classificou a instituição com Alta Conformidade na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente referente ao ano de 2022. A classificação foi divulgada no início desta semana.
O resultado alcançado neste ciclo de avaliação está alicerçado na observação das melhores práticas indicadas pelos órgãos de vigilância. Além disso, as equipes também são constantemente treinadas e atualizadas quanto a mudanças e inovações, resultando assim na alta conformidade para a segurança do paciente. Desta forma, a instituição já havia conquistado o reconhecimento em anos anteriores. “Proporcionar um ambiente seguro e de qualidade aos nossos pacientes é nosso objetivo. Para isso, seguimos e adotamos as melhores práticas de saúde e cuidado, bem como, buscamos manter os profissionais atualizados e trabalhando com tecnologias de ponta”, destaca o diretor de Serviços Próprios da Unimed Noroeste/RS, médico Áureo Zimmermann.
A avaliação - A Anvisa promove anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA) do País, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (hospitais prioritários), desde 2016. É uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, ancorada na gestão de riscos, no aprimoramento da qualidade e na aplicação das boas práticas em serviços de saúde.
São avaliados 21 indicadores de estrutura e processo, que contemplam a padronização de um conjunto de protocolos, como identificação correta do paciente, prevenção de quedas, além de questões ligadas a insumos e a higiene das mãos, a atuação do Núcleo de Segurança do Paciente e a aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura. Outros critérios envolvem conformidades para avaliação de riscos de lesão por pressão e de queda, além da adesão à lista de verificação da segurança cirúrgica.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Unimed Noroeste
Vitrine do AU