Publicidade
Laysa Eduarda Sabedot Colla
“A possibilidade de eternizar momentos me realiza”
Por: Suseli Cristo
Publicado em: terça, 10 de janeiro de 2023 às 17:35h
Atualizado em: terça, 10 de janeiro de 2023 às 17:47h

O renomado fotógrafo Vinícius Aguiar diz em uma citação sua que “fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz. É eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, maneira de expressar o que se vê ou sente”. E essa ideia também é compartilhada por um dos mais jovens talentos da área da fotografia de Frederico Westphalen, a catarinense Laysa Eduarda Sabedot Colla. Aos 23 anos, Laysa vem colhendo os frutos dessa linda arte, que cada vez mais foi ganhando espaço no seu cotidiano e virou a sua profissão.
– A arte de fotografar pessoas, fazer um ensaio que possa elevar a autoestima, mostrar com o meu olhar como o outro pode se ver de outra maneira e que essa seja a mais bonita. Essa possibilidade de eternizar momentos, registrar pessoas, é o que me realiza todos os dias. Não há outra maneira de matar a saudade de momentos sem a fotografia; sentar com a família e olhar as fotos impressas é mágico. Se ver de outra maneira e se empoderar é melhor ainda. Eu amo a fotografia e todos deveriam ter a oportunidade e essa experiência de ser fotografado e fotografar – diz Laysa.
 
Incentivo 
A mãe, Leandra Sabedot, e o pai, Fábio Júnior Colla, sempre foram os grandes incentivadores de Laysa em toda a sua vida, e quando ela decidiu conhecer mais sobre a arte de fotografar, eles estavam novamente lhe apoiando.  
– Meus pais são os meus pilares. Sempre tive a fotografia presente na infância, influenciada pela minha mãe, que gostava de registrar todos os momentos. Meu pai é músico, então, a arte, de uma maneira ou outra, sempre esteve na genética. Na adolescência, comecei a me interessar mais pela fotografia, participei de um minicurso fornecido pela escola na época, lá segurei pela primeira vez uma câmera profissional e me apaixonei. Sempre gostei de fotografar pessoas, lugares e coisas, transmitir um pouco do meu olhar por meio da fotografia – destaca a fotógrafa.

Publicidade

Encontro da profissão
Laysa conta que esse seu encontro com a profissão na área da fotografia iniciou quando ela tinha 15 anos. “Quando completei 15 anos, como nunca quis comemorar com festa de debutante e na época minha avó materna estava doente e veio a falecer naquele mesmo ano, pedi uma câmera fotográfica de aniversário. Para mim, foi uma feliz coincidência, já que não tive meu ensaio de debutante, mas com aquela câmera fiz ensaios de tantas outras meninas. Comecei fotografando amigas como hobbie, até começarem a aparecer meus primeiros trabalhos rentáveis. A partir dali, encontrei minha profissão, me apaixonei e nunca mais parei”, relembra.

Espaço profissional
Recentemente, Laysa abriu o seu espaço profissional, com muitas novidades em ensaios no estúdio. “Estou me reinventando, mas meu amor é pelos ensaios externos, onde tenho infinitas maneiras e espaços para explorar e fotografar. Prezo também pela pós-produção, fazendo uma boa edição com cores que me identifico e podem aperfeiçoar os retratos. Sou apaixonada também por moda, arte e audiovisual. Meu maior sonho é viver da fotografia, poder levar meu trabalho para outros lugares e compartilhar conhecimento. Eu respiro e me movo com a fotografia. Não me vejo fazendo outra coisa, é o que me realiza profissionalmente”, frisa Laysa.
E para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da fotógrafa, ela deixa o convite. “Podem acompanhar pelo Instagram @laysacolla.fotografias. Atualmente, meu estúdio é um espaço co-working, estilo home studio, que fica na Avenida Luiz Milani, n° 1098, apto. 301, no Centro de FW, um ambiente criativo e confortável para eternizar os momentos”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU