Publicidade
Conexão
De vestido xadrez e marias-chiquinhas: celebre a festa junina com estilo!
Veja algumas sugestões de como curtir o arraiá de São João em casa
Por: João Marcelino
Publicado em: sábado, 19 de junho de 2021 às 09:01h

Além do inverno, com o mês de junho iniciam as tradicionais e tão esperadas festas juninas. A comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, e foi trazida para o país por influência dos portugueses. Sua origem expressa uma crença religiosa em homenagem a santos como Santo Antônio, São João e São Pedro. Além disso, essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir as colheitas.
Em essência, a festa possuía um forte tom religioso, mas com o tempo também se tornou uma festividade popular. A tradição em celebrar a colheita também se introduziu no Brasil, associada a símbolos típicos das zonas rurais, especialmente à produção de milho. O grão serve de base para quase todos os alimentos presentes nas festas juninas, e esses quitutes variam conforme a região, como a pamonha, mais comum no Sudeste, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz. Mas, nesse mês, o momento festivo abre espaço para uma grande variedade de guloseimas e pratos para todos os gostos.
Em 2021, assim como no ano anterior, as festividades permanecem suspensas e precisam se adaptar aos tempos da pandemia. Mas ainda não é motivo para não comemorar. Há diversas formas criativas, desde pequenas celebrações em casa com a família, até chamadas de vídeos. E nada melhor do que utilizar o momento junino para descontrair e relembrar o gostinho dos pratos característicos da festa, tirar aquele vestido xadrez e o chapéu de palha do guarda-roupas e decorar a casa com bandeirinhas.
Para isso, sem gastar muito, bastam poucos ingredientes e a colaboração da família na confecção de itens decorativos para preencher alguns dos dias do mês de junho com a boa música caipira e o espírito junino. Então prepare seu vestido e as marias-chiquinhas, que o arraiá já vai começar!

Publicidade

Comidas que contam histórias
Polenta, cuscuz, pipoca, bolo de milho, bolo de fubá, pamonha, curau e canjica. Essas são uma das possibilidades de comidas à base de milho, típicas da festa junina. Elas possuem ingredientes de fácil acesso e que sempre têm na despensa. Mas ainda há várias outras opções para você se deliciar em um belo arraial como a batata-doce assada na brasa, doce de abóbora e um caldo de feijão bem quentinho para aquecer. 

As bebidas que não podem faltar
Graças ao clima frio, o quentão ou vinho quente também são tradicionais. A bebida aquecida, comum na região Sul, é feita de gengibre, canela e pinga ou vinho. Além dos mais clássicos, a época também é favorável para outros drinques que ajudam a esquentar o corpo, como o chocolate quente.


Vestidos para celebrar
Outra característica muito comum é a vestimenta. Para os homens, basta a tradicional camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha. Já para as mulheres, o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.


Aquele toque caipira
As possibilidades são infinitas e a criatividade só precisa fluir. Pode-se optar por uma decoração mais elaborada, que precisará de algumas horas dedicadas à confecção. Neste caso, o tecido pode ser uma sugestão valiosa para o arranjo. Com ele, além de usar como toalha da mesa, faça bandeirinhas e encape alguns vasos floridos. Mas, na escolha pela simplicidade, apenas um painel de pallets, uma toalha de crochê colorida, bandeirinhas de retalhos e flores sob a mesa já trarão o clima festivo. Para finalizar, o ideal é apostar em versões rústicas, use utensílios em madeira para compor a mesa, como tábuas no suporte para as comidas.
 

Fonte: O Alto Uruguai
Vitrine do AU