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Pinheirinho do Vale
Estudante ganha a segunda medalha de ouro consecutiva na Olimpíada de Matemática
Vitor Kauê Lazaroto é aluno da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 02 de janeiro de 2023 às 17:16h

O aluno da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, de Pinheirinho do Vale, Vitor Kauê Lazaroto, do primeiro ano do Ensino Médio, recebeu a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 20 de dezembro de 2022, sendo um dos oito no estado inteiro a receber o prêmio no nível 3, referente ao Ensino Médio.

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Recebendo a medalha de bronze no primeiro ano do ensino fundamental, o aluno comentou sobre sua trajetória nos anos anteriores, a medalha de prata em 2019 e as medalhas de ouro, tanto em 2021 quanto em 2022. Além disso, comentou sobre a importância da valorização de não somente a OBMEP e sim todas as competições que estimulam o aprendizado. “Sempre pode se ter um talento perdido nas escolas”, destacou.

A coordenadora regional de Educação, Jogelci do Carmo, parabeniza o aluno e toda a comunidade escolar envolvida nesta conquista em nome da 20a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e de toda a região. “Esperamos que venham mais inúmeras medalhas de diversos alunos em todos os cantos da região”, disse.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

    
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da 20ª CRE
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