Publicidade
Farmácia Clínica
HSVP é o hospital que mais impactou vidas com o uso de inteligência artificial
Instituição é referência no Brasil como o NoHarm.ai. Atualmente, 54 organizações utilizam a ferramenta no país
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: terça, 27 de dezembro de 2022 às 13:31h

O uso da Inteligência Artificial na Farmácia Clínica do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo está trazendo bons resultados. O HSVP é o hospital que mais impactou vidas com o uso do NoHarm.ai no Brasil. Atualmente, 54 instituições em 13 estados utilizam a ferramenta que auxilia o farmacêutico clínico no cuidado com o paciente. A partir de algoritmos que otimizam a validação, são identificados os pacientes críticos e priorizadas as prescrições medicamentosas fora do padrão. Dessa forma, o sistema vincula os dados existentes e alerta sobre os possíveis erros. 
Isso faz a qualidade do serviço melhorar, trazendo mais agilidade e resolutividade. Em apenas um ano, o HSVP processou 540 mil prescrições, liberando mais de 3,3 milhões de itens. Ao todo, foram realizadas mais de 16 mil intervenções que tiveram 96% de aceitação, resultando em 76 mil vidas impactadas. “Além de agilizar nossa análise, conseguimos abranger o maior número de pacientes. Antes do uso da Inteligência Artificial, tínhamos que analisar as prescrições de forma manual. Agora a ferramenta nos diz os principais pontos, se tem erros de dose, posologia ou vias de administração. Temos certeza que isso melhora a segurança dos pacientes e, consequentemente, a dos profissionais da saúde”, comentou a farmacêutica hospitalar responsável pela Farmácia Clínica do HSVP, Tatiana Staudt.
A implantação da Inteligência Artificial na Farmácia Clínica do HSVP faz parte de um projeto para otimizar os serviços do Hospital São Vicente de Paulo. Em 2021, a Instituição avaliava uma média de 300 prescrições por dia. Com a implantação da Inteligência Artificial, o Serviço de Farmácia Clínica passou a avaliar 780 prescrições por dia. Outro ponto relevante, é a utilização do sistema para setores críticos, como UTIs: antes do NoHarm, apenas 58% das prescrições eram avaliadas. Já com o uso da ferramenta, mesmo com a alta demanda causada pelo Covid-19, o HSVP atingiu 90% das prescrições, e mantém este índice desde então. 
Compromisso com a inovação
O uso da Inteligência Artificial pelo HSVP reforça o compromisso de seguir buscando as melhores soluções de saúde para os pacientes. Recentemente, o Hospital foi Acreditado com Excelência - Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação, recebendo assim um dos maiores reconhecimentos feitos para instituições de saúde. “Nós investimos constantemente nas diferentes áreas do nosso Hospital. Essa nova certificação nos deixou imensamente satisfeitos. Isso é fruto do empenho das equipes e reflete no atendimento dos nossos pacientes. Buscamos, incansavelmente, as melhores soluções em saúde para seguir garantindo o cuidado que a nossa comunidade merece”, ressaltou o Dr. Adroaldo Mallmann, diretor-técnico médico.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Ascom HSVP
Vitrine do AU