Publicidade
Novidade
União-FW deve adotar modelo de SAF
Acordo de venda já está em estágio avançado e deve ser anunciado durante eleições do clube na quarta-feira, 30
Por: Douglas Cavalini
Publicado em: quinta, 24 de novembro de 2022 às 10:47h
Atualizado em: quinta, 24 de novembro de 2022 às 10:55h

O União Frederiquense está próximo de se tornar um dos primeiros times do interior do Estado a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que torna o clube uma empresa que pode ser vendida e administrada por investidores. A informação foi confirmada pelo atual vice-presidente de esportes amadores da equipe e candidato ao posto de presidente, Edison Cantareli. O anúncio oficial deve acontecer nas eleições do União-FW, que ocorrem na próxima quarta-feira, 30.

Publicidade

De acordo com Cantareli, uma comissão interna dentro do conselho deliberativo do clube foi criada há cerca de seis meses para avaliar propostas e modelos de SAF. Segundo ele, o contrato de acordo está em fase final e deve ser apresentado em breve. O dirigente não informou quem será o comprador e administrador do futebol do clube.

O que são as SAFs?
As Sociedades Anônimas do Futebol são tipos específicos de empresas criadas pelo congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. Na prática, a lei permite que os clubes se tornem empresas, com normas específicas de governança, controles e formas de financiamento para o futebol
A principal mudança é que ao se tornar SAF, é possível vender parte do capital do clube para um novo proprietário que poderá realizar investimentos no futebol. Exemplos mais famosos no Brasil são os do Vasco da Gama, cujo capital foi vendido para a 777 Partners, o Botafogo, adquirido pelo empresário inglês John Textor, e o Cruzeiro, atualmente administrado pelo ex-jogador Ronaldo Nazário.

Eleições definem novo presidente e conselheiros
Na próxima quarta-feira, 30, às 19 horas, na Câmara de Veradores de FW, os sócios do União poderão eleger o novo presidente do clube além dos novos membros do conselho deliberativo. Para a presidência, houve apenas uma chapa inscrita, liderada por Edison Cantareli.
Estão aptos a votar os sócios-torcedores que estiverem com a mensalidade em dia até a data de 22 de novembro e sejam associados há pelo menos um ano. A lista de nomes dos candidatos ao conselho deliberativos pode ser conferida no site do União-FW.

Confira os membros da direção administrativa
Presidente: Edison Bisognin Cantareli
Vice-presidente de Planejamento e Finanças: Pedro Gelson da Costa
Vice-presidente de Patrimônio: Tobias Sponchiado
Vice-presidente de Futebol Profissional: José Dalmiro e Silva Luiz
Vice-presidente de Esportes Amadores: Samuel Siqueira da Silva
Vice-presidente de Jurídica: Lucas Trevisan Ortigara
Vice-presidente de Comunicação e Marketing: Anderson Marco Folle Sabino da Silva
Vice-presidente de Quadro Social: Diogo Ortigara Girardi
Vice-presidente de Eventos: Jonathan Pertille
Vice-presidente de Logística: Alcione Bueno
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai.
Vitrine do AU