Publicidade
Tecnologia
Windows 10: Microsoft anuncia fim do suporte para 2025
Por: Ananda Rivero Zouain
Publicado em: terça, 15 de junho de 2021 às 10:23h

A partir do dia 14 de outubro de 2025, a Microsoft não prestará mais suporte para o Windows 10. A decisão ocorre pouco mais de 10 anos, após o lançamento do sistema operacional e esta é a primeira vez que a marca menciona seu fim. 
Segundo a empresa, as edições Home e Pro do Windows 10 funcionarão até a data prevista, assim como novas atualizações e correções para falhas de segurança. 
As versões antigas do Windows 10 já se encerraram, como a primeira (1507), que deixou de ser suportada em 2017, como também a 1909, porém encerrada no começo de 2021. Mas esta é a primeira vez que a empresa marca uma data para o fim do sistema como um todo. 
Mas, há indícios de que um Windows 11 está a caminho. A Microsoft publicou em seu canal no YouTube um vídeo de 11 minutos de duração, com sons que remetem à inicialização de versões passadas do Windows. Isso gerou especulações que em breve saberemos mais sobre a nova versão. 
Pouco se sabe sobre esse “novo Windows”, mas é fato que a empresa trabalha em uma atualização do sistema com o codinome “Sun Valley”, que entre outros recursos terá várias melhorias na interface, incluindo um conjunto de ícones renovado.
Acredita-se que programadores ou terceiros, poderão incluir seus aplicativos nas plataformas de comércio, fazendo com que os esses evitem a taxa de 15% cobrada na venda de apps e 12% em jogos.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, prometeu criar “mais oportunidades para todos os desenvolvedores do Windows hoje” e dar as boas-vindas aos criadores “que procuram a plataforma mais inovadora, nova e aberta para construir, distribuir e monetizar aplicativos”, destaca Satya. 
 

Publicidade
Fonte: O Alto Uruguai com informações do Olhar Digital
Vitrine do AU