Bonafé, a engenharia é um ponto que os identifica e que possibilita contar a sua história. Com 42 anos de história atuando na construção civil, a família Bonafé iniciou seu legado na década de 80 e teve seu primeiro passo dado por Primo Bonafé, o qual construía casas e fabricava de forma artesanal objetos de marcenaria. Uma arte que foi passada de geração em geração quando Primo passou a seus filhos, que iniciaram na construção civil como serventes e pedreiro. Profissões as quais exerceram até 1992, quando decidiram abrir uma empresa em sociedade.
Após 15 anos, em 2007, os irmãos decidiram dividir a empresa, onde dos cinco irmãos, três abriram suas próprias construtoras e, um deles seguiu no ramo de comércio de materiais de construção.
Lembranças que emocionam
Quem representa a sucessão de Luiz Bonafé na construção civil é Valesca Bonafé Centenaro, da terceira geração. Criada em meio a obras lideradas pelo seu pai, Valesca já deslumbrava a profissão de engenheira desde cedo. “Eu ia com meu pai nas obras e ficava maravilhada em dizer, essa obra foi meu pai quem fez”, relembra. Um dos momentos em que Valesca recorda com apreço é uma obra realizada em Itaara, no Rio Grande do Sul. De acordo com Valesca, enquanto estudava em Rio Grande, durante o período de graduação, ela passava por uma obra construída por seu pai em Itaara e sempre relembrou dele. Após finalizar a graduação, coincidentemente, a engenheira iniciou uma obra ao lado daquela realizada pelo seu pai, algo que relembra com muita emoção.
Enfrentando desafios
Valesca, seguindo os passos do pai, fundou a VB Engenharia após a conclusão da graduação em Engenharia Civil. Após o período difícil enfrentado por toda a família, pelo falecimento de seu pai devido a Covid-19, em abril de 2021, a empresa teve algumas mudanças. A engenheira, ao dar continuidade, investiu no ramo privado de construção, diminuindo a atuação no ramo de construções públicas. Hoje, com aproximadamente 7 anos de formação, a VB
Engenharia executa todo o processo da obra, desde a idealização até a finalização. “Somos responsáveis pela mão de obra, máquinas, equipamentos, e tudo que for necessário desde o início ao término da construção projetada”, diz Valesca. Atualmente, a empresa conta com mais de 150 obras executadas, espalhadas em mais de 45 municípios de todo o Rio Grande do Sul.
“A VB é uma construtora comprometida”
Com um atendimento personalizado e com a preocupação de oferecer sempre as melhores soluções para seus clientes, a VB Engenharia está sempre em busca da inovação e em agregar valor aos projetos e obras que faz parte. “Desde que sentamos com a VB Engenharia para analisar o projeto de nossa casa, realizado pela arquiteta Leila Acadroli Lagranha, a VB, representada pela engenheira Valesca, foi muito prestativa analisando cada detalhe e nos orientando para então assinarmos o contrato e iniciarmos mais que uma obra, mas a realização do nosso sonho... Chegando à conclusão da obra a qual foi executada da melhor forma possível, só temos que agradecer e recomendar a todos que a VB é uma construtora comprometida”, destaca Maristela Zadinello, uma das clientes que teve a obra de sua casa realizada pela VB Engenharia.
Trabalho desenvolvido com qualidade e inovação
Desde que fundou a VB Engenharia, Valesca tem investido cada vez mais em proporcionar a seus clientes as melhores formas de construir, levando sempre em consideração as necessidades do cliente desde a elaboração do projeto, em parceria com arquitetos de renome e o acompanhamento próximo em todos processos da construção.
Seu currículo conta com pós-graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Obras e atualmente está realizando um MBA em Gestão Empresarial. Além disso, a engenheira está sempre em busca de tendências do mercado para levar em seus projetos e na execução de suas obras, o mais moderno aliado a confiança dos quase 7 anos de experiência. “A cada obra entregue, junto vem o meu amor pelo trabalho realizado com o valor da qualidade de viver bem!” destaca a Engenheira. Valesca participou da série de entrevistas que compõem o caderno Morar Bem, junto a arquiteta Queli Bonafé, onde apresentaram as tendências e novidades do ramo da construção civil. Confira a entrevista completa na página do Facebook do jornal O Alto Uruguai.